Música 10/09/2022 08:13

Quinteto Metais do Cerrado apresenta a turnê nacional

O Quinteto Metais do Cerrado apresenta a turnê nacional, por 10 cidades do Brasil, são elas: Espírito Santo, Macaé, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, João Pessoa entre outras. No próximo dia 13 de setembro vão se apresentar na Escola de Música - UFRN.

O Quinteto Metais do Cerrado apresenta a turnê nacional, por 10 cidades do Brasil, são elas: Espírito Santo, Macaé, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Natal, Recife, João Pessoa entre outras.

No próximo dia 13 de setembro vão se apresentar na Escola de Música – UFRN.

O repertório escolhido para as apresentações é exclusivo de compositores brasileiros, sendo que metade deles goianos.

Em cada cidade o grupo irá realizar master classes para instrumentistas de metais e distribuirá gratuitamente exemplares de sua coleção “Nosso Primeiro Quinteto de Metais”.

Fundado em 2013, o Quinteto Metais do Cerrado tem como um dos seus objetivos principais a divulgação de obras do repertório brasileiro para quinteto de metais.

Grande parte dos projetos desenvolvidos pelo grupo possuem forte ênfase em um trabalho didático e pedagógico, direcionado, principalmente, aos músicos/estudantes advindos de bandas.

Ao todo, mais de 700 alunos foram atendidos nas oficinas, em aulas individuais, nos trabalhos coletivos e master classes disponibilizadas pelo Quinteto. Recentemente, o grupo publicou uma coleção de músicas brasileiras para quintetos iniciantes, em três volumes, intitulada “Nosso Primeiro Quinteto”, com o intuito de estimular a prática de quinteto e possibilitar a experiência de um repertório musical da cultura brasileira.

A coleção “Nosso primeiro Quinteto de Metais” é uma coletânea de arranjos de cunho artístico pedagógico, em que as dificuldades são padronizadas, com 3 livros (Iniciantes, Intermediários e Avançados).

As músicas escolhidas são todas de compositores brasileiros, nomes como: Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Calado, entre outros. Foram utilizados, principalmente, gêneros brasileiros como maxixe, samba e dobrado, buscando apresentar e/ou familiarizar os instrumentistas com a nossa música.

Fonte e foto: Assessoria

 

“Gostaríamos de proporcionar um material que ajudasse a difundir e incentivar a formação de quintetos de metais entre os alunos. Além de introduzir a prática da música de câmara como ferramenta pedagógica”. Afirma Marcos Botelho.

 

Quinteto Metais do Cerrado
Antonio Marcos Souza Cardoso
 (trompete),

Alessandro da Costa (trompete);

Igor Yuri Vasconcellos (trompa);

Marcos Botelho (trombone):

Thiago Aguiar Paranaguá (Tuba);

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista