Governo do Estado 20/08/2022 13:04

Governo do RN e IFRN discutem parceria para criação do Centro Cultural Rio Branco

Apresentação do projeto ao Governo do Estado foi realizada nesta sexta-feira (19/08)

Representantes do Governo do Estado e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) discutiram ações que podem ser realizadas em conjunto para o projeto do Centro Cultural Rio Branco.

O encontro foi realizado nesta sexta-feira (19), na sala de reuniões da Governadoria, momento em que a equipe do IFRN apresentou a iniciativa ao Estado.

A ideia é que o Centro funcione como um equipamento de fomento às atividades culturais.

Entre as propostas discutidas estão a transformação do espaço em polo para ações culturais promovidas pelo Estado; contratação de bolsistas para desenvolvimento de ações tanto no prédio da Rio Branco como nos espaços culturais do Estado;

ações culturais com temas de utilidade pública; busca ativa de parcerias público-privadas para captação de recurso financeiro para reforma do espaço e fomento de ações culturais contínuas; e transformação do auditório em um teatro.

As aulas, antes realizadas no espaço, foram transferidas para a unidade das Rocas e o prédio histórico passou a funcionar como uma extensão do Campus Natal – Cidade Alta.

Na presença dos principais gestores da Fundação José Augusto e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), o reitor José Arnóbio ressaltou a relevância do projeto: “esse é o único espaço cultural que o IFRN tem hoje. É muito importante e estratégico para toda a instituição. Quando pensamos nesse espaço, foi para cultura e inovação, o que também amplia as possibilidades de captação.”

O prédio está localizado na Avenida Rio Branco, nº 743, e já serviu de quartel, escola, foi cedido à UFRN e abrigou alguns equipamentos, entre eles a TVU da UFRN. Devolvido ao IFRN, foi tombado em janeiro de 1999.

Em 2009, passou a ser o Campus Cidade Alta do IFRN. Com a transferência das estruturas administrativas e salas de aula para o prédio da antiga oficina da RFFSA, situado nas Rocas, teve-se a ideia de transformar o prédio da Rio Branco num equipamento de fomento cultural no RN.

Polo Embrapii

Os gestores lembraram ainda a consolidação do Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN).

A unidade foi selecionada, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração.

A seleção é inicialmente para Unidade Embrapii.

O próximo passo para o Instituto é solicitar a efetivação do Polo de Inovação junto ao MEC. Esse será o primeiro polo do Rio Grande do Norte e o primeiro na área de tecnologia em mineração do Brasil.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista