Comportamento 28/07/2022 11:46
10 motivos inconscientes que impulsionam todos nós a comprar
Entenda fatores invisíveis, inspirados na neurociência, que levam um consumidor a optar pelos produtos e serviços de uma determinada marca
Entender a tomada de decisão e os vieses inconscientes que são parte de qualquer ser humano é certamente uma vantagem competitiva para líderes de negócio e marqueteiros de plantão. Afinal, pesquisas mostram que cerca de 95% das nossas escolhas são de origem inconsciente, o que significa que não basta perguntar ao cliente por que ele compra (ele não tem consciência dos verdadeiros motivos). Por isso, você precisa conhecer as profundezas do inconsciente para fazer essa análise.
A primeira coisa a compreender é que toda escolha tem origem numa percepção (e toda percepção é apenas um recorte da realidade). Percepção é um filtro. Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos. Afinal, para identificar e interpretar o ambiente usamos associações com nossas referências (e cada um de nós tem uma bagagem diferente). Assim, temos percepções diferentes para algumas coisas e similares em outras, levados também por vieses de conformidade social (uma tendência inconsciente a repetir as crenças e comportamentos da nossa comunidade).
No fim, o desafio das estratégias de marcas e negócios é penetrar nesses filtros perceptivos e invadir a mente das pessoas, de modo a trazer mensagens e experiências eficazes para chamar a atenção, gerar atração e motivar uma ação.
Mas o que motiva uma ação de compra, afinal?
Os consumidores podem ser motivados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Mas, enquanto os fatores pessoais e psicológicos causam um impacto importante na decisão final das pessoas, são os fatores culturais e sociais que se mostram mais profundos, pois são as grandes referências do indivíduo que dão base às suas preferências, percepções, crenças e valores.
Para facilitar, separei aqui os 10 principais motivadores de consumo inspirados nas ciências comportamentais, para ajudar você a pensar nas suas estratégias de negócio. Utilize ao máximo eles, pois quanto mais motivadores você explorar em seus produtos e serviços (ou mesmo em estratégias de comunicação), mais chance tem de transformar um desejo em ação.
Herança cultural/familiar: quando se repete os rituais e comportamentos familiares e da sociedade em que se vive, atuando dentro de crenças e regras impostos pelo ambiente (conformidade social e memória afetiva);
Utilidade funcional: quando algo é necessário para alguma finalidade específica, resolvendo algum problema ou trazendo alguma conveniência (ex: quando quebra sua geladeira e você precisa de outra);
História valiosa (storytelling): tudo que tem uma história por trás envolve, desperta admiração, agrega exclusividade ou gera confiança, atribuindo um significado único que contribui para uma maior percepção de valor;
Descrição Jornalista
Governo veta projeto que ampliava número de deputados federais
17/07/2025 09:01
Congresso anulado: Moraes favorece governo Lula aumentando IOF
17/07/2025 06:35
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2131 visualizações
DPU desmonta acusação da PGR e pede absolvição de réu por atos do 8 de janeiro
01/07/2025 09:08 1701 visualizações
Jornalista revela reação de Renato Paiva ao ser demitido pelo Botafogo
01/07/2025 11:15 1687 visualizações
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49 1674 visualizações
Setor de energia renovável enfrenta freada no Brasil após anos de crescimento acelerado
01/07/2025 10:18 1160 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 720 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 580 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 566 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 559 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 535 visualizações