Comportamento 28/07/2022 11:46
10 motivos inconscientes que impulsionam todos nós a comprar
Entenda fatores invisíveis, inspirados na neurociência, que levam um consumidor a optar pelos produtos e serviços de uma determinada marca
Entender a tomada de decisão e os vieses inconscientes que são parte de qualquer ser humano é certamente uma vantagem competitiva para líderes de negócio e marqueteiros de plantão. Afinal, pesquisas mostram que cerca de 95% das nossas escolhas são de origem inconsciente, o que significa que não basta perguntar ao cliente por que ele compra (ele não tem consciência dos verdadeiros motivos). Por isso, você precisa conhecer as profundezas do inconsciente para fazer essa análise.
A primeira coisa a compreender é que toda escolha tem origem numa percepção (e toda percepção é apenas um recorte da realidade). Percepção é um filtro. Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos. Afinal, para identificar e interpretar o ambiente usamos associações com nossas referências (e cada um de nós tem uma bagagem diferente). Assim, temos percepções diferentes para algumas coisas e similares em outras, levados também por vieses de conformidade social (uma tendência inconsciente a repetir as crenças e comportamentos da nossa comunidade).
No fim, o desafio das estratégias de marcas e negócios é penetrar nesses filtros perceptivos e invadir a mente das pessoas, de modo a trazer mensagens e experiências eficazes para chamar a atenção, gerar atração e motivar uma ação.
Mas o que motiva uma ação de compra, afinal?
Os consumidores podem ser motivados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Mas, enquanto os fatores pessoais e psicológicos causam um impacto importante na decisão final das pessoas, são os fatores culturais e sociais que se mostram mais profundos, pois são as grandes referências do indivíduo que dão base às suas preferências, percepções, crenças e valores.
Para facilitar, separei aqui os 10 principais motivadores de consumo inspirados nas ciências comportamentais, para ajudar você a pensar nas suas estratégias de negócio. Utilize ao máximo eles, pois quanto mais motivadores você explorar em seus produtos e serviços (ou mesmo em estratégias de comunicação), mais chance tem de transformar um desejo em ação.
Herança cultural/familiar: quando se repete os rituais e comportamentos familiares e da sociedade em que se vive, atuando dentro de crenças e regras impostos pelo ambiente (conformidade social e memória afetiva);
Utilidade funcional: quando algo é necessário para alguma finalidade específica, resolvendo algum problema ou trazendo alguma conveniência (ex: quando quebra sua geladeira e você precisa de outra);
História valiosa (storytelling): tudo que tem uma história por trás envolve, desperta admiração, agrega exclusividade ou gera confiança, atribuindo um significado único que contribui para uma maior percepção de valor;
Descrição Jornalista
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