Indústria 19/07/2022 09:04

Em aniversário de 8 anos, Mais RN reafirma importância de parceria com o Governo do Estado para uma Agenda de Desenvolvimento

Solenidade comemorativa foi realizada nesta segunda-feira (18), na sede da FIERN

“Uma agenda daqueles que acreditam no Rio Grande do Norte e no futuro do estado”. É dessa forma que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, define o Mais RN.

Nesta segunda-feira (18), o programa completou oito anos reafirmando uma Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN.

Os pontos e ações têm marcado a relação do Governo do Estado com o setor industrial e produtivo do RN numa parceria de fundamental importância para a economia potiguar.

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias – em âmbito público e privado -, o Mais RN apresenta aos gestores públicos uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte.

“O Mais RN é, antes de tudo, um norte para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, não só olhando para o curto prazo, mas olhando para o potencial que esse estado representa no longo prazo, já que 2035 é o horizonte do nosso planejamento”, destacou Amaro Sales de Araújo, ao reconhecer as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no apoio às atividades do setor produtivo e ao desenvolvimento da economia potiguar.

Hoje, para a FIERN, o Mais RN tornou-se um núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo e atua como uma unidade de inteligência com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.

Com um acompanhamento contínuo de indicadores econômicos e sociais, que são atualizados e sistematizados em uma plataforma digital, o caminho que o Mais RN vem tomando é de um observatório propositivo cooperando com políticas públicas através das secretarias de governo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Silvio Torquato, reforçou o empenho do Governo do Estado em manter um bom relacionamento com o setor produtivo e empresarial.

“Temos mantido um diálogo sempre pautado pela responsabilidade, pela transparência e pelo comprometimento com os interesses do Rio Grande do Norte. O Mais RN é uma demonstração do papel indiscutível que tem o setor industrial para o desenvolvimento”, afirmou.

Dentre os frutos dessa parceria com o Governo do Estado, destaque para a proposição do PROEDI e a recente Lei do Gás.

A mais recente ação conjunta trata-se da assinatura de um termo de Cooperação Técnica entre FIERN e Estado, através do Idema, cujo objetivo são as estratégias e ações relacionadas à “Regulação Ambiental” do Plano “Mais RN 2014-2035”, elaborado e publicado pela Federação.

A parceria permite agilizar a avaliação de processos de licenciamento, através da adoção de procedimentos e das informações disponibilizadas, na preparação e diálogo com os empresários.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista