Indústria 12/07/2022 19:10

Idema e FIERN assinam acordo de Cooperação Técnica

A parceria visa promover a integração dos empresários com os procedimentos e normas adotadas acerca do licenciamento ambiente

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema assinou um acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Federação das Indústrias do Rio Grande Do Norte – FIERN, por meio do programa Mais RN, no dia 11 de julho.

O Acordo tem como objeto a realização das estratégias e ações contidas no capítulo “Regulação Ambiental” do Plano “Mais RN 2014-2035” elaborado e publicado pela Federação.

A parceria permite agilizar a avaliação de processos de licenciamento, através da adoção de procedimentos, informações disponibilizadas, na preparação e diálogo com os empresários.

“É ainda objeto deste Acordo a união de esforços técnicos para a criação de produtos com base em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que aprimorem o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), bem como a consolidação e análise de informações referentes ao licenciamento ambiental do estado capazes de identificar as áreas com maior potencial de atração de negócios para o Rio Grande do Norte”, destacou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

O presidente da FIERN ressaltou que o trabalho a ser desenvolvido de forma conjunta vai trazer benefícios para a sociedade. “Vai gerar um ambiente de confiança e segurança”, afirmou.

Ele lembrou do trabalho feito pelo Mais RN como uma fonte de informação para a sociedade, o setor produtivo e o poder público com informações detalhadas do Rio Grande do Norte, informou Amaro Sales.

O Mais RN tem, entre suas agendas estratégicas, o sistema de licenciamento ambiental, considerado um dos pilares do desenvolvimento econômico.

Para o diretor da FIERN e do programa, Marcelo Rosado, a relação institucional com o Idema propicia parcerias para fazer a construção de trabalhos com segurança, tanto para o setor produtivo quanto para o poder público.

“A velocidade e a transparência nos processos são fatores determinantes para atração e retenção de investimentos econômicos no estado”, enfatizou Marcelo Rosado.

A resolução foi assinada pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor do Mais RN, Marcelo Rosado.

Participaram também da solenidade os diretores técnico e administrativo do Idema, Werner Farkatt e Marcílio Lucena.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista