Fotografia 22/06/2022 19:10

As espetaculares imagens da Estação Espacial Internacional passando em frente ao Sol

Jamie Cooper, de 52 anos, se deu conta de que havia a expectativa de ver a ISS sobre sua casa em Whilton, no condado de Northamptonshire, na Inglaterra, em 17 de junho.

Um fotógrafo capturou uma imagem da silhueta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) passando em frente ao Sol.

Jamie Cooper, de 52 anos, se deu conta de que havia a expectativa de ver a ISS sobre sua casa em Whilton, no condado de Northamptonshire, na Inglaterra, em 17 de junho.

Foi quando decidiu se posicionar no lugar adequado com seu equipamento: um telescópio e uma câmera de vídeo de alta velocidade.

Cooper conseguiu gravar o “trânsito completo” da estação espacial em frente ao Sol às 10h22 (horário local), um evento que durou menos de um segundo.

Era uma oportunidade que não podia perder”, afirmou.

Cooper, fotógrafo profissional e astrônomo amador, disse que estava no lugar certo, na hora certa.

“Há uma faixa muito estreita em que você, a estação espacial e o Sol estão todos alinhados — e tem quase 5 quilômetros de largura”, explicou.

“Verifiquei os dados três dias antes e parecia que não ia estar alinhada com a minha casa, verifiquei no dia anterior e ia estar sobre a minha casa. Em resumo, tive sorte.”

A estação espacial estava a cerca de 400 km de distância quando passou sobre a casa dele — e estava viajando a cerca de 27.300 quilômetros por hora.

“É importante dizer que eu uso um telescópio especializado com filtro, porque você nunca deve olhar para o Sol sem um filtro — pode levar à cegueira permanente”, diz ele.

A silhueta da Estação Espacial Internacional contra o Sol
Jamie Cooper com seu telescópio
Deu em BBC
Ricardo Rosado de Holanda



-

Descrição Jornalista