Combustíveis 18/06/2022 08:46

Lula e Ciro criticam política de preços da Petrobras, assim como Bolsonaro; veja reação de candidatos

Por Ricardo Rosado de Holanda

Pela manhã, a estatal informou que o preço médio da gasolina nas refinarias será reajustado em 5,2% a partir deste sábado (18)

O anúncio de novos reajustes na gasolina e no óleo diesel foi alvo nesta sexta-feira (17) de manifestações de pré-candidatos à Presidência nas eleições de 2022. A postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à Petrobras virou ponto central de críticas de seus adversários.

Pela manhã, a estatal informou que o preço médio da gasolina nas refinarias será reajustado em 5,2% a partir deste sábado (18), e o valor do diesel, em 14,3%.

À frente nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para criticar Bolsonaro e contestar a atual política de preços da Petrobras.

“Ele [Bolsonaro] inventou que a solução é reduzir o ICMS, mas tudo que ele vai fazer é diminuir o dinheiro da educação e da saúde nos estados”, escreveu Lula, em uma referência à intenção do governo de conter o peso do imposto sobre os combustíveis.

“A gente já provou que é possível lucrar com a Petrobras, vendendo a gasolina com o preço em real. Por que depois que viramos autossuficientes em petróleo começamos a importar? Por que impor um preço internacional a um produto nacional? Isso é perda de soberania”, continuou o petista.

A atual política de preços da companhia acompanha a variação do petróleo e da taxa de câmbio.

Especialistas, contudo, dizem que os aumentos anunciados nesta sexta ainda não foram suficientes para zerar a defasagem frente a cotações internacionais.

Bolsonaro, por sua vez, chamou os reajustes da gasolina e do diesel de “traição com o povo brasileiro”.

Ele afirmou que está articulando com a cúpula da Câmara dos Deputados a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a direção da Petrobras.

“Conversei agora há pouco com o Arthur Lira (PP-AL), ele está neste momento reunido com líderes partidários. A ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras [José Mauro Ferreira Coelho], os seus diretores e também o conselho administrativo e fiscal”, declarou Bolsonaro, durante entrevista a uma rede no Rio Grande do Norte.

Antes do anúncio da estatal, ele escreveu nas redes sociais que a companhia “pode mergulhar o Brasil num caos”. “Seu presidente, diretores e conselheiros bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018, e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo”, emendou.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista