Brasil 18/06/2022 09:15

Bolsonaro: ‘Desvio do governo Lula daria 60 transposições’

Ao mencionar a conclusão da transposição do Rio São Francisco, Bolsonaro disse que o que “aquele cara” desviou da Petrobras no passado daria para fazer 60 vezes a transposição do Rio São Francisco”.

A quarta visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Rio Grande do Norte foi marcada por uma série de críticas endereçadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defesa ao ex-ministro Rogério Marinho.
Ao mencionar a conclusão da transposição do Rio São Francisco, Bolsonaro disse que o que “aquele cara” desviou da Petrobras no passado daria para fazer 60 vezes a transposição do Rio São Francisco”.
ALEX REGIS
Fábio Faria, Jair Bolsonaro, Rogério Marinho e Álvaro Dias participam de evento do programa  Internet Brasil

Fábio Faria, Jair Bolsonaro, Rogério Marinho e Álvaro Dias participam de evento do programa Internet Brasil

A fala do presidente foi uma defesa de Rogério Marinho e uma crítica ao ex-presidente Lula, que esteve em Natal na última quinta-feira (16) e fez críticas ao ex-ministro.
“Um outro cara aí falou que havia concluído. Como sempre, mentiu para todo mundo no Brasil”, afirmou Bolsonaro, chamando Rogério Marinho de amigo e irmão e alegando que as falas do ex-presidente petista foram ofensivas.
Essa foi a quarta vez que Bolsonaro esteve no Rio Grande do Norte. Nesta visita, o chefe do executivo participou de uma cerimônia alusiva ao programa Internet Brasil.
A iniciativa prevê a entrega e manutenção de até 700 mil chips com pacotes de 20Gbs para estudantes inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O programa será executado de forma gradual, na medida da disponibilidade orçamentária e financeira, de requisitos técnicos à oferta do serviço e dos critérios de priorização. Caberá às escolas cujos alunos serão beneficiados pelo programa receber e distribuir os chips do Internet Brasil, registrar a distribuição e guardar os chips que, por qualquer razão, não foram entregues.
O Ministério das Comunicações também ampliou a conexão gratuita via Wi-Fi para 48 praças públicas da capital potiguar, incluindo a Praça Mãe Peregrina, onde o evento ocorreu, por meio da Infovia Potiguar – infraestrutura de rede de fibra óptica que garante internet de qualidade, de alta velocidade e gratuita. Para a entrega, foi investido cerca de R$ 1,4 milhão.
Também foi anunciada a distribuição de 3.125 mil kits de conversores digitais do programa Digitaliza Brasil, do MCom, para famílias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão. Apenas no RN, 16,5 mil famílias dos municípios de Touros, São Bento do Trairi, Barcelona e Guamaré poderão ser beneficiadas
Ainda em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro citou ações do Governo Federal, como a criação do PIX, o auxílio Brasil e auxílio emergencial na pandemia.
“Os banqueiros não estão satisfeitos conosco. Mas estamos satisfeitos em servir ao povo brasileiro”, disse, acrescentando ainda que a economia com taxas antes cobradas no sistema financeiro é de R$ 30 bilhões.
O presidente encerrou seu discurso se dizendo contra a legalização do aborto e das drogas e ideologia de gênero.
“O mundo passa por momentos difíceis. Aumento dos alimentos e  combustíveis se fazem presentes no mundo todo. No  Brasil é numa escala menor, porque trabalhamos lá atrás. Fomos contra as políticas de lockdown de fechar tudo pelo Brasil. Trabalhamos e terminamos 2020 e 2021 com saldo positivo de quase 3 milhões de empregos no Brasil”, declarou Bolsonaro.
Fábio Faria defende atuação de Rogério Marinho
O ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, disse que a tecnologia 5G estará disponível em Natal a partir de agosto deste ano.
A afirmação foi dita durante o lançamento do programa Internet Brasil, em Natal, nesta sexta-feira (17), com presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seu discurso, também defendeu o ex-ministro e pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho
“Liguei para os presidentes de todas as operadoras e elas me garantiram que em agosto o 5G estará funcionando em Natal”, disse Faria.
O ministro, que é potiguar, disse que a pasta já levou internet para 11 milhões de pessoas em todo o Brasil. “Quando chegamos éramos 50 milhões de brasileiros sem Internet. Os estudantes vão receber um chip para ter Internet em casa para acessar conteúdos. Vamos começar com 700 mil pessoas”, disse.
“O presidente foi eleito pela Internet. Todos os dias ele acorda e se comunica com o povo pelas redes. Nenhum presidente do mundo está tão próximo do povo quanto Bolsonaro”, diz Fábio Faria. O ministro aproveitou seu discurso para responder a um comentário feito pelo ex-presidente Lula sobre o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado pelo RN.
“Aqui ontem veio um candidato lá. Veio agredir um amigo meu que foi ministro comigo. Rogério, você é baixinho, mas é gigante para trabalhar” afirmou.
Durante a declaração, ele foi interrompido pela plateia, que gritava “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. O ministro disse esperar que o Tribunal Regional Eleitoral não “venha querer abrir um processo contra mim por conta do que o povo falou. Da outra vez foi assim”.
Ele se referia à solenidade de chegada das águas do São Francisco, quando seu discurso resultou em multa por propaganda eleitoral antecipada.
Fábio Faria comparou ainda o tempo que Rogério Marinho levou para tocar a obra da barragem de Oiticica e a Transposição.
“Eles (Partido dos Trabalhadores) passaram 16 anos tentando entregar Oiticica. Você entregou em dois. Eu acho que o recurso que eles tiveram em 16 anos dava para fazer algumas Oiticicas. E a Transposição, Rogério? A transposição que está entregando águas em todo o Nordeste, porque Rogério trabalhou, a mando de Jair Bolsonaro”, disse.
Presidente destaca atuação de Geraldo
Quem também discursou durante o evento com presença de Jair Bolsonaro foi o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o potiguar Geraldo Melo Filho. O gestor prestou homenagem ao seu pai, o ex-governador Geraldo Melo, e destacou seu trabalho junto ao Incra.
“Aqui no RN, cerca de 10% é composto de assentamento de reforma agrária. O problema, é que em assentamentos no Brasil, vivem mais de 5 milhões de habitantes. O mais grave, é que nenhum governo de fato se preocupou com esses milhões, até esse cidadão sentar na cadeira”, disse Melo. O ato celebrou a emissão de 2.700 documentos de titulação, que estão sendo entregues pelo Incra no estado. São 1.700 Títulos de Domínio e 1.000 Contratos de Concessão de Uso.
O discurso de Melo chegou a ser interrompido por Bolsonaro.
“O trabalho dele pode não parecer importante, mas vocês têm acompanhado ao longo de 3 anos e meio no nosso Governo, não veem nem sabem nada sobre invasão do MST. Quem botou um ponto final nisso foi o Geraldo aqui do meu lado. Não foi pela força, foi pelo trabalho dele, que deu título de terra a mais de 350 mil assentados pelo Brasil”, disse Bolsonaro.
Geraldo Melo Filho disse que a titulação assegura dignidade para as famílias da reforma agrária. “Esta terra é de cada beneficiário titulado e de sua família, que nela podem produzir. Estamos mudando a realidade e reconhecendo um direito.”
Além do prefeito, estiveram presentes os deputados estaduais Albert Dickson e Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PL). Entre os deputados da bancada federal estavam Benes Leocádio (União Brasil), General Girão e João Maia (PL), além do ex-governador e pré-candidato à deputado federal, Robinson Faria (PL). A pré-candidata ao Governo do Estado, Clorisa Linhares (PMB), participou na manhã desta sexta-feira (17) do evento.
Deu na Tribuna do Norte
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista