Saúde 16/05/2022 19:00

Complexo de Saúde Unimed Natal: foco na promoção do cuidado em saúde, na inovação e na tecnologia

As fundações do hospital seguem em andamento, bem como a montagem dos pré-moldados do centro médico, que já passou do 8º andar.

A Unimed Natal está investindo no melhor, mais moderno e inovador Complexo de Saúde do Rio Grande do Norte.

As obras, iniciadas em janeiro do ano passado, encontram-se em ritmo acelerado, com as demolições e a estruturação da Central de Utilidades concluídas.

As fundações do hospital seguem em andamento, bem como a montagem dos pré-moldados do centro médico, que já passou do 8º andar.

Ainda no âmbito da obra propriamente dita, tem continuidade, no momento, o serviço de contenção perimetral. Trata-se de um projeto arrojado que surge para proporcionar aos potiguares um cuidado cada vez maior com a saúde.

Para se ter uma ideia do que o Complexo de Saúde Unimed Natal (CSUN) representa em números, durante a execução da obra serão gerados cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

O CSUN vai ampliar a capacidade do atual Hospital Unimed, de 106 leitos para 283 leitos distribuídos entre uma nova unidade, destinada ao atendimento adulto, e o atual prédio, que ficará integralmente direcionado à atenção materno-infantil.

Ao todo serão 191 leitos para internação, 25 de UTI neonatal, 14 para UTI pediátrica, 34 de UTI adulto e 19 no Hospital Dia.

O projeto ainda inclui um parque de diagnósticos por imagens, contando com ressonância, tomografia e hemodinâmica.

Essa estrutura vai incrementar a oferta dos serviços ambulatoriais, mais que triplicar os atendimentos, dos atuais 60 mil por ano para mais de 220 mil pacientes em 2025 e, a capacidade de cirurgias, sairá de 11 mil para 40 mil.

Antes mesmo de ser finalizado, o Complexo de Saúde Unimed Natal já incorpora inovações. Uma delas é a instalação, em 2021, do sistema de gás natural diversificando a matriz energética.

Além disso, com objetivo de suprir uma possível falta de oxigênio e ar medicinal durante a Pandemia de Covid-19, foi instalada uma Usina Geradora de Gases Medicinais no Hospital Unimed.

Aliadas, as melhorias que já vem sendo realizadas com as que estão em fase de implementação, posicionam o Complexo de Saúde Unimed nos mais altos critérios de sustentabilidade, em consonância com a medicina 4.0.

Será o primeiro serviço hospitalar do Rio Grande do Norte completamente digital, sem o uso de papel. No bloco cirúrgico também serão disponibilizadas salas que permitem inserção de novas tecnologias no dia a dia dos médicos, das equipes de saúde e dos clientes.

A ampliação dos serviços do Hospital Unimed, por meio da construção do Complexo de Saúde Unimed Natal, reafirma o cuidado da operadora com todos os seus públicos – cooperados, colaboradores, clientes e prestadores.

É o investimento em tecnologia e para propiciar uma assistência à saúde segura, sustentável e de alta qualidade.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista