Câmara Municipal 28/04/2022 16:11

Câmara Municipal homenageia projetos sociais incentivadores do esporte em Natal

Entre os homenageados estavam iniciativas de pequeno, médio e grande porte.  Desde projetos como a Companhia de Ballet de Pajuçara, da professora Liniety de Morais Silva Araújo, que atende a 72 crianças da zona Norte, ao maior evento esportivo de rua do RN, a Maratona Internacional do Natal, que este ano pretende tomar as ruas da cidade com seis mil corredores.

Mais de 40 projetos sociais incentivadores do esporte natalense foram homenageados pela Câmara Municipal de Natal nessa terça-feira (26), em sessão solene de propositura do vereador Kleber Fernandes (PSDB).

“O esporte transforma vidas, gerando inclusão e interação social, bem-estar, saúde e lazer. Sabemos que o poder público tem limitações e, onde ele não chega, lá estão os voluntários, projetos sociais, associações, federações e ONGs. Como vereador e esportista, busco incentivar e estimular essas iniciativas, através da intermediação com os órgãos públicos municipais, para valorizar e potencializar esses trabalhos”, justificou o propositor, acrescentando que os homenageados da noite são iniciativas do terceiro setor com atuação nas quatro zonas da cidade e as pessoas que se doam a esses trabalhos, muitas vezes sem estrutura e até sem remuneração, formando atletas e cidadãos.

Representando a Prefeitura do Natal, a secretária municipal de Esporte, Jódia Melo, elogiou a iniciativa do vereador e endossou a importância dos projetos homenageados. “Dessas inciativas do terceiro setor já nasceram muitos atletas profissionais e olímpicos. E além disso, esses projetos formam pessoas melhores para o convívio em sociedade”, lembrou.

Entre os homenageados estavam iniciativas de pequeno, médio e grande porte.  Desde projetos como a Companhia de Ballet de Pajuçara, da professora Liniety de Morais Silva Araújo, que atende a 72 crianças da zona Norte, ao maior evento esportivo de rua do RN, a Maratona Internacional do Natal, que este ano pretende tomar as ruas da cidade com seis mil corredores.

O projeto Companhia de Ballet do Pajuçara atua há 20 anos, auxiliando no desenvolvimento social e esportivo de centenas de meninas e meninos, crianças a partir do 3 anos e adolescentes. A professora Liniety se emociona ao falar do impacto do trabalho nas vidas deles.

“Tiramos crianças das ruas, trabalhamos o desenvolvimento físico e a disciplina, ajudando na melhoria do rendimento escolar e formando cidadãos que convivem melhor com suas famílias e com a sociedade”, afima ela, que no momento dá aulas a mais de 70 pequenos bailarinos e bailarinas.

Na zona Oeste, é através do Memorial da Capoeira, que o pedagogo Nivaldo Freire da Silva impacta vidas de crianças, jovens, adultos e idosos. Mais que um projeto esportivo, o espaço fundado e coordenado pelo mestre de Capoeira, no bairro de Cidade Nova, desenvolve atividades socioculturais e, atualmente, atende a 120 crianças da rede pública de ensino e cerca de 480 pessoas, com orientação profissional e pedagógica, cursos de línguas estrangeiras, aulas de reforço escolar e preparatório para o Enem.

“O esporte é um atrativo, uma ferramenta. O objetivo principal é encaminhar jovens às universidades e de lá, mais qualificados, ao mercado de trabalho, ajudando assim a reduzir as desigualdades sociais”, revela Nivaldo.

“A Câmara Municipal, através do vereador Kleber Fernandes, que é um esportista, está de parabéns por essa iniciativa de homenagear pessoas e projetos que, pelo esporte, contribuem para fazer melhores as vidas impactadas e, por consequência, nossa cidade ainda melhor”, parabenizou a professora de educação física, Liz Britto, diretora da Maratona Internacional do Natal, acrescentando a promoção do Turismo entre os benefícios do esporte. Este ano, a Maratona terá sua 5ª edição no próximo dia 15 de maior. Na última corrida presencial, em 2019, foram quatro mil participantes, e a expectativa para este ano é de acréscimo de 50% no número de corredores.

Fonte e foto: Assesoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista