Política 13/04/2022 09:00

Senador Lasier critica falta de isenção de ministros do STF em manifestações políticas

Senador considera inaceitáveis as críticas contra o governo feitas em público pelos ministros

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) protestou durante sessão plenária do Senado esta tarde de terça feira (12) contra novas manifestações de teor político feitas no exterior por juízes do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não há isenção e independência. Não podemos nos calar diante dessas atitudes”, disse.

Ele considera inaceitáveis as críticas contra o governo feitas em público pelos ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski no sábado (10) no evento Brazil Conference, realizado em Boston (EUA) por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT.

“É inadmissível que dois ministros da Alta Corte façam pronunciamentos para plateias estrangeiras contra o país, contrariando a divisão dos Poderes. O Senado deve reagir contra essa irregularidade”, disse Lasier, sublinhando que Barroso e Lewandowski estão exercendo atribuição alheia ao Judiciário.

Para o senador, os gestos dos ministros repetem o que Barroso fez semanas antes, em outro evento universitário, realizado na Universidade de Austin, Texas, também com alunos brasileiros e “viés nitidamente político”. “Isso se soma ao inquérito ilegal (Fake News) que está perto de fazer três anos”.

Na “escalada sem limites” de ministros do STF Lasier citou ainda a anulação da condenação de Lula e a libertação de dezenas de corruptos em seguida. Por isso voltou a cobrar a abertura do processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, “o campeão de arbitrariedades”.

Deu em Diário do Poder

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista