Governo do Estado 26/03/2022 05:40

Sistema Simplificado de Água beneficia 21 famílias de Jardim do Seridó

Recursos estaduais de R$ 566 mil vêm do Governo Cidadão e da Sethas.

Conviver com a aridez do sertão vai ficar mais fácil para 21 famílias da zona rural de Jardim do Seridó. Encerrando agenda pela região, nesta sexta-feira (25), a governadora Fátima Bezerra visitou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em instalação nas localidades do Sítio Buriti e Passagem do Carro.

Composto por redes de adução e distribuição, reservatórios elevados, poços tubulares/artesianos e sistemas de reuso de águas cinzas (águas residuais de chuveiros, pias, tanques), o sistema vai levar segurança hídrica às famílias que terão água potável para si, para saciar a sede de animais e para os afazeres domésticos.

“Quem vive no calor do sertão, quem um dia não teve água para beber, sabe o valor que uma ação dessa tem. Estamos trazendo mais cidadania, mais dignidade e desenvolvimento para Jardim do Seridó”, disse a governadora.

O investimento estadual de R$ 566 mil utilizado nas obras e na compra de equipamentos chegou por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), viabilizado pelo empréstimo com o Banco Mundial.

Fernando Mineiro, Secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais e coordenador do Governo Cidadão, lembrou que a ação é um pleito de décadas da comunidade que agora está sendo atendido.

“Fizemos um esforço conjunto para destravar os problemas dessa obra e agora a comunidade poderá contar com água de qualidade saindo da torneira”, destacou.

As 21 famílias da Associação Comunitária dos Moradores de Cabaceiras já contavam com quatro poços tubulares desativados, que passarão por limpeza para alimentar quatro sistemas da comunidade, ampliando o benefício para 26 famílias.

A comunidade terá chafariz de abastecimento controlado por ficheiro, para uso comum, dinamizando a gestão do sistema pelos próprios beneficiários, para evitar desperdícios.

A presidente da associação, Suelen Santos, lembrou que quase 100% da comunidade era abastecida por carro-pipa.

“Agora nosso povo tem água de qualidade em suas residências”, destacou.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista