Câmara Municipal 15/03/2022 08:58

Comissão constata limitação de vagas para sepultamentos nos cemitérios públicos de Natal

O cenário marcado por depredações é semelhante ao encontrado nas demais necrópoles municipais.

Preocupada com a situação dos cemitérios públicos da capital potiguar, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou uma visita técnica nesta segunda-feira (14) no cemitério do Bom Pastor.

O cenário marcado por depredações é semelhante ao encontrado nas demais necrópoles municipais.

Destaque para a limitação e até ausência de vagas para sepultamentos, problema que foi amplamente debatido pelos parlamentares.

De acordo com o presidente do colegiado, vereador Preto Aquino (PSD), a população precisa estar ciente das dificuldades enfrentadas pelas famílias para conseguir um espaço para sepultar seus entes queridos na cidade. “A realidade é dura e poucos querem falar sobre o assunto. Simplesmente não temos onde enterrar os nossos mortos. Hoje ainda estão acontecendo sepultamentos por causa dos terrenos chamados provisórios, mas a qualquer momento não haverá mais lugar para sepultar”, afirmou.

“Então, vejo com urgência a necessidade da Prefeitura encontrar uma forma de resolver esta questão. Já existe até um estudo técnico no sentido de elaborar um cemitério vertical. Porém, precisamos saber quando essa obra vai começar e terminar”, acrescentou Preto Aquino.

A vereadora Camila Araújo (PSD) também falou sobre o assunto. “Encontramos aqui uma situação gravíssima: os cemitérios públicos estão lotados. A solução que está sendo discutida pelas autoridades do município é a verticalização do último espaço de terreno do Bom Pastor, o que possibilitará a abertura de novas vagas para sepultamentos. Mas isso precisa ser feito o mais rápido possível”.

“Também verificamos a questão dos contratos com a funerária. Existem várias denúncias das próprias famílias que são coagidas a contratarem serviços que não estão no contrato de prestação de serviço e a Secretaria de Assistência Social precisa fiscalizar melhor isso”, concluiu a vereadora.

Por sua vez, o secretário-adjunto de Trabalho e Assistência Social de Natal, Josenildo Barbosa, respondeu aos questionamentos dos vereadores.

“A ideia da verticalização do cemitério do Bom Pastor está na fase de dotação orçamentária, captação de recursos e definição de prazos. Estamos debatendo e o projeto está em curso, todavia, ainda não temos nada oficial”, explicou.

Os vereadores Herberth Sena (PL), Peixoto (PTB) e Luciano Nascimento (PTB) também estiveram presentes na visita.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista