Petróleo 13/03/2022 11:00

Brasil aumentará produção de petróleo após pedido dos EUA, diz ministro

Após apelo dos Estados Unidos, Brasil aumentará a produção de petróleo; A secretária de energia dos EUA, Jennifer Granholm, fez o pedido ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na quinta-feira (10); O intuito é conter o crescimento de preço do produto e abastecer o mercado global

Os Estados Unidos fizeram apelo ao Brasil para que aumente a produção de petróleo, com o intuito de conter o crescimento de preço do produto e para abastecer o mercado global.

A secretária de energia dos EUA, Jennifer Granholm, fez o pedido ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em videoconferência na quinta-feira (10).

O ministro afirmou na sexta-feira (11) que a agenda com a representante do governo norte-americano permitiu o debate da “conjuntura internacional”, causada pelo conflito na Ucrânia.

Grande parte da conversa teve a intenção de abordar a necessidade de subir o mais rápido possível a produção de petróleo no mundo.

“Os países que têm estoque, como Estados Unidos, Japão, Índia e outros, estão liberando. Mas também tem que ter o esforço de aumento da produção. Ela [Jennifer Granholm] me perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode’. Já estamos aumentando a produção, enquanto a maioria dos países da OCDE reduziu. Nós aumentamos nossa produção nos últimos três anos”, disse Albuquerque.

Segundo o ministro, os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disponibilizarão 60 milhões de metros cúbicos (m³) de petróleo durante os próximos dois meses.

Deu em Valor Econômico/Yahoo Brasil

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista