Água 21/02/2022 17:47

Após chuvas no RN, açude Itans ainda acumula menos de 1% da capacidade de armazenamento de água

Baixo volume impediu uso do reservatório para abastecimento urbano e dificulta trabalho de agricultores da região Seridó.

As boas chuvas que caem no Rio Grande do Norte desde janeiro aumentam a esperança de que os reservatórios de água recuperem o volume de água perdida durante os anos de seca.

No entanto, em Caicó, no Seridó potiguar, o açude Itans, um dos maiores do Rio Grande do Norte, segue numa situação difícil.

O reservatório está com menos de 1% da capacidade total. A falta de água já fez com que o abastecimento fosse suspenso no município, além de prejudicar pescadores e agricultores.

A horta em que o agricultor Geraldo Jousé trabalha é irrigada com a água que vem do açude Itans. Os pés de coentro, cebolinha e alface são plantados na área do reservatório. Se ele estivesse cheio, toda a área de plantio estaria coberta de água. Mas com a seca do açude, e a cada dia a água indo para mais longe, está mais difícil manter a irrigação das hortaliças.

“Tem que colocar mais cano porque não dá. Se for acolá pra cima, aí é que é cano. Todo mundo vem sofrendo com isso aqui, todos os rendeiros sofrem quando esse açude não enche. E se não chover esse ano a tendência é secar mais ainda”, lamenta o agricultor Geraldo Josué.

Açude Itans acumula pouco menos de 600 mil metros cúbicos de água. Capacidade é de 75,8 milhões — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Açude Itans acumula pouco menos de 600 mil metros cúbicos de água. Capacidade é de 75,8 milhões — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

A última vez que o açude Itans atingiu a capacidade total e transbordou foi em 2009. De lá pra cá, mesmo atravessando alguns invernos e períodos de estiagem, o açude não conseguiu atingir uma reserva hídrica satisfatória. Nos últimos anos, a situação só tem piorado. Em junho do ano passado, o açude atingiu o volume morto e está apenas com 0,7% do que pode armazenar.

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista