Cidades 14/12/2021 08:37

Roberto Serquiz (Diretor-tesoureiro da Fiern): ‘Essa proposta pode levar Natal a uma transformação urbana positiva’

"O objetivo foi ouvir a população e dar eco ao sentimento dos moradores", disse o Diretor Tesoureiro da Fiern, empresário Roberto Serquiz.

Como a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) tem participado das discussões em torno da revisão do Plano Diretor de Natal?
A Fiern tem participado ativamente através da comissão de meio ambiente.  Acompanhamos todo esse processo e defendemos que Natal precisa dessas mudanças que o projeto propõe. Precisamos destacar que são 14 anos de carência dessa revisão e essa proposta que está no parlamento pode levar Natal a uma transformação urbana muito positiva.
Que mudanças esperadas são essas?
Temos, por exemplo, durante esses 14 anos, as cinco Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) que não foram regulamentadas e sofreram invasões. A proposta quer acelerar essa regulamentação. Outra questão é que as pessoas deixaram de morar em Natal e foram para ourras cidades da Região Metropolitana. Vemos que a revisão traz propostas que vão resgatar esse retorno de moradores. Temos também nossa orla como uma das mais feias em comparação com outras capitais e pode ganhar investimentos com o plano. Os bairros que adquiriram infraestrutura precisam que tenha crescimento e a revisão permite isso.
Como tudo isso deve impactar na vida do cidadão?
Nao é um projeto que traz apenas competitividade para o setor econômico, mas traz também a proposta de melhorar a qualidade de vida, que resgata essa condição de qualidade de vida das pessoas. Nos primeiros 20 artigos isso está muito claro. Vejo que é uma base muito forte dessa proposta.
A Fiern realizou o seminário “Novo Plano Diretor – Como Natal Pensa”, com a apresentação de uma pesquisa sobre a visão que os moradores têm da cidade. Qual o objetivo dessa iniciativa?
O objetivo foi ouvir a população e dar eco ao sentimento dos moradores. Claro que esse plano vem sendo bastante discutido há quatro anos. Temos uma programação com um cronograma de reuniões e debates. O projeto chegou ao parlamento municipal onde passou por diversas comissões e a Federação, nessa reta final, busca trazer uma pesquisa com a opinião da sociedade condensada nesse documento pra que se tenha uma visão do que a população quer.
Deu na Tribuna do Norte
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista