Consumidor 14/12/2021 18:15
Pesquisa: 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar
A State of Search Brasil 2 também indica que 53% dessas buscas ocorreram apenas por meio de texto, enquanto 5% foram realizadas somente por voz. Já os outros 42% dos respondentes disseram ter pesquisado tanto por texto (digitando) quanto por voz (falando).
Realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital (especializada em Search Engine Optimization) em parceria com a Opinion Box, a 2ª edição do estudo “State of search Brazil” mostra que 93% dos brasileiros fizeram alguma busca online de informações pelo smartphone nos últimos 12 meses.
A State of Search Brasil 2 também indica que 53% dessas buscas ocorreram apenas por meio de texto, enquanto 5% foram realizadas somente por voz. Já os outros 42% dos respondentes disseram ter pesquisado tanto por texto (digitando) quanto por voz (falando).
Uma das informações que mais se destacam no levantamento é que a pesquisa na internet é um processo decisivo na jornada de compra dos consumidores brasileiros.
De acordo com o estudo, das pessoas que compraram em lojas físicas nos últimos 12 meses, 19% fizeram uma pesquisa no Google e outros buscadores antes, enquanto 12% pesquisaram em marketplaces, como Magazine Luiza, Submarino, Americanas, entre outros. Na terceira opção mais respondida (10%) aparecem como meios de pesquisa os buscadores de imagens (Google Imagens e outros).
Entre os respondentes que compraram na internet por meio de computador ou notebook, 25% pesquisaram na internet (Google e outros buscadores) antes e 13% pesquisaram em marketplaces. A terceira opção mais assinalada nessa questão também foi o tópico “buscadores de imagens” (12%).
Já para o grupo que disse ter comprado online no último ano usando o smartphone ou o tablet, o ato antes da decisão de consumo foi pesquisar no Google e outros buscadores (23%), pesquisar em marketplaces (14%), buscar informações nos sites das empresas (10%) e em buscadores de imagens (10%).
Os dados do levantamento indicam que 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca online no último ano. Entre eles, 82% usaram o buscador para pesquisar conteúdos e informações e 70% para procurar produtos com a finalidade de consumo.
Ao pesquisar no Google um produto que pretende comprar, 61% dos brasileiros dizem também pesquisam em outras páginas e sites, efetivando a compra naquele que oferecer o melhor custo-benefício.
O “State of search Brazil” também revela que, ao buscarem informações no Google, 60% das pessoas preferem acessar os resultados na primeira página. Vale destacar que 13% dos brasileiros clicam no primeiro resultado — independentemente de ser anúncio publicitário ou não — e 27% dizem clicar no primeiro resultado após o anúncio.
Outra informação importante revelada pelo levantamento é que, ao pesquisarem no Google, 60% dos brasileiros afirmam que vão até o final da página para ver os resultados e 41% informam que clicam às vezes nos anúncios.
O levantamento foi realizado entre os dias 20 de abril e 10 de maio de 2021, com 3.141 homens e mulheres acima de 16 anos de idade, de todas as regiões do país, de diferentes classes sociais e que tenham feito alguma busca por informações na internet nos últimos 12 meses.
Com 60 questões e uma margem de erro de 1,7 ponto percentual, o estudo tem por objetivo entender como os brasileiros fazem suas buscas no ambiente online.
Segundo Felipe Bazon, Chief SEO Officer (CSO) da Hedgehog Digital no Brasil, a pesquisa, que até o ano passado era inédita no país, se diferencia no mercado por revelar como ocorre o processo de busca por informações, conteúdos, serviços e produtos por parte das pessoas na internet.
“O “State of search Brazil” traz dados fundamentais para as estratégias de marketing digital, vendas e SEO. Saber como, quando e com que frequência os brasileiros realizam suas pesquisas online é um fator crucial de data driven para que as ações das empresas sejam orientadas por dados e que, portanto, sejam mais assertivas e eficientes”, observa.
Nos últimos 12 meses, o estudo aponta que as categorias “eletroeletrônicos” (53%), “alimentação” (48%), “moda” (47%) e “entretenimento” (41%) foram as mais buscadas pelos brasileiros na internet.
Na sequência das opções assinaladas pelos respondentes aparecem “supermercado” (40%), “cursos” (37%), “beleza” (37%), “turismo” (31%), “bem-estar” (26%), “casa e jardim” (25%), “limpeza” (23%) e, por fim, “artesanato” (11%).
Dos brasileiros que pesquisaram sobre eletroeletrônicos no último ano, 29% fizeram a busca pelo smartphone, 14% utilizaram o notebook/computador e 57% informaram ter usado ambos os recursos.
Ainda de acordo com os dados, 68% dessas pesquisas foram realizadas pelo Google, 50% em marketplaces e 42% nos sites das empresas. Além disso, 45% dos entrevistados disseram que continuam pesquisando com a mesma frequência sobre a categoria, mesmo depois de terem adquirido o produto.
Com poucas diferenças em relação aos dados da edição anterior da pesquisa “State of search Brazil”, as funcionalidades do Google mais utilizadas para busca são “Todas” (39%), “Shopping” (31%) e “Imagens” (28%).
No levantamento do ano passado, o Google Shopping foi apontado como o recurso mais usado pelos brasileiros, com 40% das respostas, à frente de “Todas” (39%) e “Imagens” (28%). Os dados das duas pesquisas mostram que a incidência do uso do Google com a finalidade de compra é alta.
Um exemplo disso é que, entre os brasileiros que utilizam o Google Imagens, 52% dizem usar a ferramenta com frequência para procurar imagens de produtos e 98% afirmam que, no último ano, já usaram pelo menos uma vez o recurso com esse propósito.
Livros (19%), Notícias (17%), Voos (14%), Mapas (12%) e Finanças (6%) vêm logo atrás no ranking das funcionalidades do Google mais acessadas.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2020, as buscas por voz em smartphone e tablet aumentaram 13% no Brasil em um ano. Já as pesquisas por fala utilizando computadores e notebooks cresceram 6% no mesmo período.
Apesar de as buscas por textos serem maioria entre os brasileiros, é interessante perceber que a utilização da voz como recurso de pesquisa tem aumentado na internet. O uso majoritário dos aparelhos celulares é um fator que contribui para esse hábito.
O relatório completo da State of Search Brasil 2, com todos os dados e insights da pesquisa, está disponível no site da Hedgehog Digital.uisa
Deu em Giro Semanal
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