Cidades 14/12/2021 08:40

‘Pesquisa mostrou importante resultado’, afirma titular da Semurb

“A pesquisa mostrou um importante resultado ao mostrar que o que levamos para a Câmara foi em consonância com todos os debates que tivemos. Parabenizo a Fiern pela iniciativa de realizar esse debate hoje”, disse.

Medir a opinião pública para intensificar o debate.

Esse foi o objetivo do Seminário “Novo Plano Diretor – Como Natal Pensa”, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) em parceria com o Sistema Tribuna de Comunicação nesta segunda-feira (13).

O seminário contou com a presença de autoridades públicas e de representantes do setor empresarial da cidade.

Para o secretário municipal de meio ambiente e urbanismo, Thiago Mesquita, a pesquisa mostrou que a população de Natal está alinhada com a proposta de revisão enviada pela prefeitura à Câmara.
“A pesquisa mostrou um importante resultado ao mostrar que o que levamos para a Câmara foi em consonância com todos os debates que tivemos. Parabenizo a Fiern pela iniciativa de realizar esse debate hoje”, disse.
Convidado do evento e presidente da comissão especial de estudos do Plano Diretor na Câmara, o vereador Aldo Clemente (PDT) avaliou como importante o grau de desconhecimento de parte dos natalenses sobre a revisão.
“O Plano Diretor vai trazer e vai impactar Natal nos próximos 10, 15 anos. É importante que todos conheçam porque isso vai afetar a vida de cada cidadão, seja na parte ambiental, urbanística, social, turística”, afirmou.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou a iniciativa da pesquisa e disse que espera a votação do Plano Diretor no próximo dia 23 na Câmara Municipal de Natal. Com a votação, a prefeitura espera aumentar o gabarito de construção em Natal para verticalizar a cidade.
“Natal é uma cidade horizontalizada e isso é um erro que vamos corrigir no plano diretor”, afirmou.
Na avaliação do presidente da Fiern, Amaro Sales, o evento foi importante porque intensificou o debate justo em torno da revisão do Plano Diretor. ”A preocupação da Fiern, desde o início da revisão do Plano Diretor, é que sejamos justos nessa discussão”, disse.
Outra convidada, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN), Ana Adalgisa, avalia que o seminário e a pesquisa comprovam a amplitude do debate sobre o Plano Diretor, depois de quatro anos de discussão em audiências públicas, oficinas e conselhos.
“Essa proposta é uma proposta construída pela população”, declarou a presidente do Crea.
Para Ana, o mais importante do plano é que ele transforme Natal em uma cidade “onde se possa andar a pé, de bicicleta, com segurança e tendo pessoas morando nos bairros, sejam os mais distantes ou os mais próximos”. “Precisamos revitalizar bairros da cidade que hoje parecem cemitérios de casas grandes e esse instrumento é muito importante”, afirmou.
Presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente da Fiern e membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do RN (Conema), o empresário Roberto Serquiz destacou a participação da Fiern no debate sobre o Plano Diretor.
“A Fiern tem participado ativamente através da comissão do meio ambiente. Acompanhamos todo o processo e vemos que Natal precisa dessa mudança.”
Para Serquiz, a cidade ficou em atraso com a demora em revisar o plano que atualmente está em vigor, mas pode ter uma retomada de investimentos no setor imobiliário. “São 14 anos de carência dessa revisão. A proposta que está no parlamento municipal pode levar Natal a uma transformação urbana muito positiva”, destacou.
“Durante esses 14 anos, tivemos zonas de proteção ambiental que não foram regulamentadas e agora precisam ser. Por falta de opção, as pessoas também deixaram de morar em Natal e foram para a região metropolitana”, acrescentou.
Deu na Tribuna do Norte
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista