Pandemia 29/11/2021 05:03

G7 fará reunião de emergência nesta segunda para discutir a Ômicron

Reunião foi convocada pelo Reino Unido, país à frente da presidência rotativa do grupo. Nova variante foi descoberta na última semana

Reino Unido, país à frente da presidência rotativa do G7, decidiu, neste domingo (28/11), convocar uma reunião de emergência do grupo para discutir o avanço da nova variante da Covid-19Ômicron, pelo mundo.

A África do Sul foi o primeiro país a comunicar a nova cepa para a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 24 de novembro. Até este domingo, ao menos 10 nações já haviam confirmado casos da nova variante em seus territórios.

Segundo o Departamento de Saúde do Reino Unido, a reunião será realizada nesta segunda-feira (29/11) e terá a participação dos ministros da Saúde dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Neste domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter identificado um caso de Covid-19 de um brasileiro com passagem pela África do Sul. Ainda não há a confirmação sobre a relação do caso com a nova linhagem do vírus. O homem está isolado em casa.

Apesar da disseminação da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que os países mantenham as fronteiras abertas para nações africanas.

Segundo a autoridade de saúde, as restrições de viagem são importantes para controlar a transmissão do vírus, porém, acabam sendo prejudiciais para o dia a dia dos cidadãos e meios de sustento de cada pessoa.

Por outro lado, a OMS recomendou outras medidas de contenção, como a ampliação dos testes e sequenciamento da Covid-19.

Deu em Metropoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista