Pandemia 23/11/2021 08:31

Internações por Covid em UTIs caem ao menor nível desde março de 2020

Dados da Sivep-Gripe mostram que as internações causadas pela doença caíram ao menor nível desde o começo da pandemia no país

O número de internações em unidades de terapia intensiva (UTI) de pacientes com Covid-19 em outubro foi o menor no Brasil desde março de 2020.

No mês passado, 8.216 pessoas infectadas pelo coronavírus deram entrada em UTIs no país.

Em relação a setembro, houve queda de 38,7% nesse indicador. Desde junho, o número de indivíduos que precisam ficar em um hospital por causa da Covid-19 apresenta declínio. Segundo especialistas, trata-se de um reflexo do avanço da imunização.

Durante março do ano passado, quando foi notificada a primeira morte por Covid no Brasil, 8.506 pessoas foram internadas em unidades de terapia intensiva com a doença.

Os dados podem ser observados no gráfico a seguir:

As informações analisadas pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde.

O período analisado compreende desde o início da pandemia, em março do ano passado, até o fim do mês de outubro de 2021.

Após o pico registrado em abril de 2020, com 64.115 internações, hospitais e secretarias de Saúde de todo o país, impulsionados pelo avanço da campanha de imunização, começaram a relatar melhoras na quantidade de pacientes com a doença.

Há quatro dias, por exemplo, o Hospital de Clínicas de Curitiba (PR), maior unidade de saúde do estado, fechou sua última ala exclusiva para pacientes com Covid-19. Houve comemoração dos profissionais que trabalham no hospital. No Distrito Federal, uma grande rede de hospitais particulares também desmobilizou suas unidades exclusivas para pacientes infectados, no último dia 18.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista