Eventos 12/11/2021 09:45

Expofruit 2021 anuncia programação que contará com a participação de empresas globais

Entre os temas abordados estão novidades da cadeia produtiva da fruticultura e os novos mercados exportadores, em especial, a China

Com o tema “Valorizando as Oportunidades da Fruticultura”, a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2021, que acontece de 24 a 26 de novembro, anuncia a programação científica do evento que ocorrerá como Seminário Internacional da Expofruit 2021.

“Temos uma ótima expectativa para o retorno da Expofruit, que é a principal feira de fruticultura do país.

O evento é um momento para que os vários atores da cadeia produtiva possam reforçar o relacionamento já existente e uma oportunidade para que eles possam ver a fruta no ambiente em que é produzida e já prospectar negócios para as safras seguintes”, afirma o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN), Fábio Queiroga.

A programação científica da feira será realizada na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA e terá como destaque as novidades do setor, o aumento das exportações de frutas nos últimos anos e a abertura de novos mercados, além de contar com uma série de apresentações com temas ligados a cadeia produtiva da fruticultura como: seminários, fóruns, oficinas, painéis e cursos. As inscrições para os eventos estão abertas no site www.expofruit.com.br.

“Essa edição da feira vem sendo muito aguardada, por ser a retomada da Expofruit presencial com toda a sua grandeza. Teremos vários eventos dentro de uma grande estrutura. Vamos falar das inovações e de novos comércios ligados a toda a cadeia produtiva da fruticultura”, afirma Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança exigidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para evitar a disseminação do novo coronavírus e exigirá a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para participar do evento.

Todas as medidas apresentadas já estão aprovadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública e alinhadas com as exigências e determinações dos decretos estaduais, municipais e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Seminário Internacional da Expofruit 2021
O Seminário da Cajucultura dará largada a programação no início da manhã de quarta-feira, 24 de novembro, com apresentações sobre os potenciais e desafios para o cultivo do caju.

Pela manhã também será realizado um curso que capacitará os fruticultores para a obtenção da conformidade na exportação de produtos agrícolas frescos para os Estados Unidos; o FSMA – Norma de Inocuidade de Produtos Agrícolas Frescos.

Na quinta-feira, a programação começa com o Fórum da Fruticultura que terá duas palestras seguidas de mesas redondas. A primeira vai expor o Estudo da Fruticultura: Melão, Melancia, Manga e Mamão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e será seguida por um debate com a participação do Sebrae/RN, COEX, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE) e de representantes de diversos municípios potiguares.

A palestra seguinte contará com a participação on-line da Consulesa Geral da China, Yan Yuqing, que falará das Estratégias Comerciais para a Fruticultura – Brasil x China. O assunto terá continuidade com uma mesa redonda com a presença da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), COEX, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a SAPE e o Sebrae/RN.

No último dia da Expofruit será realizado o Seminário: Frutas para o Nordeste. O evento mostrará as pesquisas em torno dos cultivos da Pitaya, Morango, Maracujá e Uva na Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) e será finalizado com uma visita à Fazenda Experimental da UFERSA.

A sexta-feira ainda contará com o Fórum de Cooperativismo que reunirá os produtores  de agricultura familiar. O evento debaterá a Importância dos Mercados Institucionais para a Agricultura Familiar citando o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), criado pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2019.

Empresas globais do agronegócio farão apresentações virtuais
A programação científica da Expofruit também contará com apresentações virtuais por meio de uma parceria com uma instituição espanhola, a Extenda – Agencia Andaluza de Promoción Exterior. Este momento proporcionará que os interessados acompanhem a programação mesmo não estando presencialmente no evento.

As apresentações virtuais ocorrem na sexta-feira com os seguintes temas: Transformação Digital na Produção Alimentar com José Luis Molina Zamora, CEO da HISPATEC, empresa de tecnologia no agronegócio; Claves Para Elegir Un Sistema de Filtración (Chaves para escolher um sistema de filtração) com Marc Solá, diretor comercial da LAMA Sistemas Filtrados, empresa espanhola com 70 anos de experiência; “Quebrar a Dormência x Despertar Naturalmente, Por Qual Você Optaria?” com a engenheira agrônoma, Eliara Kon, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil da KIMITEC, empresa global de biotecnologia; e por fim; Fertirriego en Fruticultura Tropical (Fertirrigação no cultivo de frutas tropicais) com Luis López, diretor internacional do RITEC, empresa especializada em tecnologia para irrigação.

Certificação Fitossanitária
Como em todas as edições da Expofruit, haverá o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC promovido pelo IDIARN.

A qualificação tem como objetivo habilitar engenheiros agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) para diversas pragas. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site www.idiarn.rn.gov.br.

Sobre Expofruit
Considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, a Expofruit conquistou a atenção de grandes investidores.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações.

A Expofruit 2021 é uma promoção da Promoexpo e é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A feira também conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (SAPE), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN).

E com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo Cidadão, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Embrapa, FAERN/SENAR, Sistema Fiern, Codern, Idema, Idiarn e Emparn.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista