Artes 26/10/2021 08:08

Poetas, cordelistas e violeiros são destaque na Aldeia Sesc Seridó 2021

Programações sobre poesia, cordel e viola iniciaram nesta segunda-feira, 25, e contaram com a participação de artistas da terra em debates e apresentações que acontecem entre os dias 25, 26, 27 e 28 de outubro.

Programações sobre poesia, cordel e viola começaram nesta segunda-feira, 25, e contaram com a participação de artistas da terra em debates e apresentações que acontecem entre os dias 25, 26, 27 e 28 de outubro.

O primeiro debate tem como título “Construção poética” e fica sob comando dos debatedores Adélia Danielli, Hadoock Ezequiel, Lindoaldo Campos e Iara Carvalho, mediados por Roseanne Albuquerque — Sesc.

Hoje, terça-feira, 26, a apresentação “Viola na escola” será mais um destaque promovido pelo poeta Edcarlos Medeiros e os violeiros, Carlos Alberto e Francisco Damião.

Na quarta-feira, 27, haverá a apresentação “Construindo e declamando poesia”, o momento

“É de exposição sobre a literatura de cordel, em que falaremos sobre as origens e técnicas de construção de um cordel. Além disso, iremos discutir sobre os grandes nomes do cordel no nosso estado e, por fim, propor uma construção poética junto ao público que assiste à programação”, explica o poeta Robson Renato, responsável pela apresentação.

No mesmo dia, ocorrerá a “2.ª Mesa de Cordelistas do Seridó”, com a presença das poetas Dorinha Rocha, Iany Costa, Neide Costa, Téssia Mara e mediação de Dodora Medeiros.

O encerramento da programação voltada para a atuação de poetas, cordelistas e violeiros, encerrará com o “VI Encontro de Poetas, Cordelistas, Declamadores e Violeiros”, na quinta-feira, 28.

“É um impacto bastante positivo colocar o cordel e a cantoria de viola dentro de uma programação tão vasta como a da Aldeia Sesc, isso possibilita uma melhor interação entre os poetas/cordelistas e cantadores com o público”, ressalta o poeta Edcarlos Medeiros, integrante do encontro.

A ocasião ainda conta com a participação dos poetas Antônio Francisco, Anne Karolynne, Clara Bezerra, Djalma Mota, José Fernandes, Patrícia Gurgel, Wagner Cortês (Palhaço Mingau) e o violeiros, Antônio Silva e Geraldo Brito.

O Sesc visa dar visibilidade e valorizar artistas locais, bem como suas produções, por isso, promove uma série de atrações que podem ser assistidas pelos principais canais de comunicação do Sesc RN.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista