Pandemia 16/10/2021 08:15

Bolsonaro sobre máscaras: “Não vou resolver o assunto este ano”

O presidente disse que a flexibilização é de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas que não deve ser resolvida em 2021

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou na noite desta sexta-feira (15/10) que não vai conseguir derrubar, ainda este ano, os decretos que obrigam o uso de máscara. As declarações foram dadas na saída do Palácio da Alvorada.

Ao ser questionado por uma apoiadora sobre a flexibilização da medida, Bolsonaro disse que caberá ao Ministério da Saúde intervir, mas garantiu que o tema não deve ser resolvido em 2021, como vinha prometendo.

“Com todo respeito, é um assunto que terá que passar pelo Ministério da Saúde. Eu não vou resolver o assunto este ano, pelo que tudo indica. Eu não posso atender o público individualmente. Isso complica pra mim”, afirmou.

Mais cedo, o jornal A Folha de S. Paulo informou que um estudo sobre o assunto está sendo finalizado pelo Ministério da Saúde, mas deve lançar a responsabilidade sobre as máscaras aos estados e municípios.

A partir do relatório, a pasta irá estabelecer parâmetros com base em taxas de transmissibilidade, vacinação e demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para recomendar a derrubada do uso obrigatório do item.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista