Pandemia 24/09/2021 07:03

17.512 morreram de covid depois de tomar 2ª dose da vacina no Brasil

Por Ricardo Rosado de Holanda

Isso já era esperado: 98% foram idosos vacinados e esse dado corrobora estudos mostrando efetividade menor de imunizante entre os mais velhos...

Há comprovação científica de que as vacinas contra o coronavírus ajudaram vários países a reduzir o número de mortos pela doença.

Esse é o caso do Brasil. Estudos estimam que a imunização no país evitou no mínimo 40.000 mortes.

Há dados conclusivos mostrando que os grupos que primeiro foram vacinados no país também experimentaram, antes dos outros, queda na mortalidade por covid.

Nenhuma vacina, no entanto, é 100% eficaz. Levantamento do Poder360 mostra que, desde o começo da imunização, 17.512 já morreram de covid depois de tomar a 2ª dose do imunizante.

A análise inclui registros de 562 mil mortes no banco de dados do SUS, atualizado nessa 4ª feira (22.set.2021). Só foram considerados totalmente imunizados aqueles que haviam recebido a 2ª dose pelo menos 14 dias antes de apresentarem os primeiros sintomas da doença.

Parte dos registros sobre morte não traz informação sobre vacinação. Isso significa que o número de óbitos por covid de totalmente imunizados pode ser maior.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista