Governo Federal 23/09/2021 08:05

Funasa e Ministério das Comunicações fazem ato conjunto de entregas do Governo Federal no RN

No próximo dia 27 de setembro, às 14h30min, no Ginásio Poliesportivo Ver. Milton França em Pau dos Ferros, a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, em parceria com o Ministério das Comunicações - MCOM, realizará evento conjunto de *entrega do certificado de conclusão de 12 obras de engenharia que beneficiaram 10 municípios potiguares*.

No próximo dia 27 de setembro, às 14h30min, no Ginásio Poliesportivo Ver. Milton França em Pau dos Ferros, a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, em parceria com o Ministério das Comunicações – MCOM, realizará evento conjunto de *entrega do certificado de conclusão de 12 obras de engenharia que beneficiaram 10 municípios potiguares*.

Os projetos concluídos atendem a milhares de cidadãos norte-rio-grandenses nas áreas de saneamento básico e acesso à água e foram financiados com recursos da Funasa, entidade vinculada ao Ministério da Saúde, que *repassou aos municípios o valor total de R$ 9.568.587,51*.

O grande número de obras concluídas, oriundas de convênios firmados entre a FUNASA e os municípios do Rio Grande do Norte, ocorridas de 2020 para cá, apenas foi possível pela implementação de um planejamento estratégico realizado pela nova gestão da FUNASA/RN, que *aumentou em 147% o número de parcelas de convênios pagas no último ano*, se tornando a *segunda melhor execução orçamentária entre as 26 superintendências da Fundação em todo o país*.

Segundo o Superintendente Estadual da FUNASA, Pablo Tatim _“Fizemos mais com menos. Em 2019 perdemos metade de nosso efetivo com aposentadorias de servidores, mas com foco e gestão mais que dobramos a produtividade”_.

Além disso, durante a cerimônia será assinado Termo Aditivo, *possibilitando o ingresso do CONSOP – Consórcio Público Regional de Saneamento do Alto Oeste Potiguar em um convênio*, cujo objetivo é a construção de aterros sanitários que atendam à demanda da região.

Por meio desse instrumento *a Funasa repassará R$ 19.800.000,00 para o Governo do Estado realizar as obras em parceria com o Consórcio*. Só no Oeste Potiguar serão beneficiados 44 municípios e mais de 300 mil cidadãos.

Tatim também afirma que o ministro Fábio Faria tem sido um grande parceiro da FUNASA no Rio Grande do Norte: _“Com sua influência no Governo Federal ele não apenas tem conquistado novos recursos para ações de combate à seca e saneamento básico, como tem impedido a perda dos valores já investidos.

Mês passado a atuação dele impediu o cancelamento de 40 convênios que não estavam sendo executados e em 2020 ele conseguiu a revogação do cancelamento do convênio de 19,8 milhões de reais para a construção de aterros sanitários no Seridó e no Oeste.”_

Para o presidente da FUNASA, Miguel Marques, o órgão no RN tem atuado da forma esperada pela direção nacional: _“A FUNASA potiguar tem dado muitas alegrias para nós.

Alto nível de execução orçamentária e aumento significativo de produtividade. Com isso, estamos fazendo mais para quem menos tem. Esse é apenas o primeiro de vários eventos de inauguração que faremos no Rio Grande do Norte._”

Já o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que _“A FUNASA é um órgão estratégico, principalmente no Nordeste. Constrói poços artesianos e adutoras, casas e sistemas de esgotamento sanitário em municípios com menos de 50 mil habitantes.

A FUNASA atende a 159 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, com investimentos de cerca de 140 milhões de reais. É o Governo Federal investindo pesado em favor da melhoria de qualidade de vida da população. Ser parceiro de um órgão que tem essa missão tão nobre e que tem ajudado tanto o povo potiguar para mim é uma alegria._”

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista