Prefeitura de Natal 15/09/2021 09:17

Natal mantém 35 UBS para vacinação continuada contra Covid

Desde que iniciou a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Natal mantém 35 unidades básicas da rede municipal de saúde atuando com pelo menos uma sala permanente de vacinação.

Desde que iniciou a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Natal mantém 35 unidades básicas da rede municipal de saúde atuando com pelo menos uma sala permanente de vacinação.

Além de oferecer comodidade para o acesso das pessoas em seus bairros e comunidades, as UBS ajudaram a acelerar a cobertura vacinal  e desafogar os drivers, locais para onde converge o maior fluxo de veículos e pessoas. Essa estrutura se mantém.

As UBS vacinam contra a Covid desde o início do programa de vacinação em Natal, há quase nove meses. Entretanto, a busca pelo local para se vacinar continua entre as perguntas mais frequentes no portal Vacina Natal (https://vacina.natal.rn.gov.br/ ).

Na página virtual, atualizada em tempo real, estão disponíveis os endereços e horários de cada uma das unidades.

Também pode-se saber o tempo de espera na fila, no caso dos drivers, e todas as informações da vacinação da capital. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h, sem necessidade de agendamento.

Os locais disponibilizam doses das vacinas disponíveis pelo Sistema de Saúde, a CoronaVac, Pfizer e Astrazeneca/Oxford para diferentes públicos tanto na D1 como na D2.

Para  o prefeito Álvaro Dias, a criação desta rede de vacinação colocou Natal como um dos modelos no País.

“Natal é uma das cidades que tem se destacado pela agilidade em vacinar a população. Temos uma estrutura montada que é modelo no País, chegando ao cidadão de forma rápida e eficaz, principalmente nas UBS, locais que a população já costuma procurar em seus bairros. Só a vacina pode acabar com essa pandemia e isso é uma prioridade da gestão”, observa Álvaro Dias.

De acordo com a secretária-adjunta Rayanne Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), as UBS ocupam os cinco distritos sanitários da capital com todas as vacinas Covid.

Por exemplo, na Zona Norte são cinco unidades da rede básica vacinando contra a Covid, casos do Conjunto Pajuçara, Redinha, Lagoa Azul (no Gramoré e Nordelândia), Parque das Dunas e Nova República. Segundo ela, as mais acessadas pela população são o posto de saúde São João (Zona Leste), Candelária (Zona Sul), Nova Natal (Zona Norte), Vale Dourado (Zona Norte), Felipe Camarão (Oeste).

Até o momento, Natal tem 907.145 doses aplicadas. Nesta quarta-feira (15), a capital dará início à imunização de adolescentes de 12 anos e mais com comorbidade e deficientes, disponibilizando doses nos 35 postos e mais drivers.

Deu no Portal da PMN

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista