Política 07/09/2021 14:29

Bolsonaro aponta para Fux e pede o enquadramento do STF

Sem se referir diretamente a nenhum ministro ou instituição, o chefe do executivo seguiu ameaçando indiretamente o STF

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ameaçou novamente o Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta terça-feira, 7.

Durante um discurso feito na Esplanada dos Ministérios, no ato convocado por ele, Bolsonaro disse reconhecer o valor de cada poder da república, mas quem não seguir a constituição vai ter que se “enquadrar” ou “pedir pra sair”.

Sem se referir diretamente a nenhum ministro ou instituição, o chefe do executivo seguiu ameaçando indiretamente o STF. “Ou o chefe do poder [o ministro Luiz Fux] enquadra o seu, ou esse poder [Supremo Tribunal Federal] pode sofrer aquilo que nós não queremos”, ameaçou.

Bolsonaro afirmou ainda que o ministro perdeu as condições de continuar no tribunal, segundo o presidente, o povo não pode continuar aceitando que Fux continue paralisando a nação.

“O ministro específico do STF perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal. Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica continue paralisando a nossa nação.”, disse.

No discurso, o presidente também proferiu ameaças a governadores e prefeitos, afirmando que eles obrigaram as pessoas a ficarem em casa.

“Alguns governadores e prefeitos simplesmente ignoraram dispositivos funcionais, como os incisos do artigo 5º da Constituição. Muitos foram obrigados a ficar em casa. Perderam o direito de ir e vir, do trabalho”.

O discurso de ameaça a Fux, se alinha ao anterior feito por Bolsonaro, também nesta terça-feira, 7, durante o hasteamento da bandeira. O presidente afirmou que vai continuar jogando dentro das “quatro linhas”, mas não vai admitir quem jogar fora delas.

“Vou continuar jogando dentro das quatro linhas, mas a partir de agora não admito que outras pessoas, uma ou duas, joguem fora das quatro linhas. A regra do jogo é uma só: respeito à nossa Constituição”, disse, em declaração semelhante a dada na manifestação.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista