Estresse 26/08/2021 08:55

Em situação de estresse extremo: a sua personalidade define a forma de enfrentar a pandemia

Além da covid-19 propriamente dita, a pandemia trouxe novos cenários, apresentou outros desafios e acarretou muitos impactos na vida das pessoas.

Além da covid-19 propriamente dita, a pandemia trouxe novos cenários, apresentou outros desafios e acarretou muitos impactos na vida das pessoas.

Distanciamento social, medo, apreensão e luto são algumas das dificuldades enfrentadas pela população de todo o mundo ao longo desse período.

Para investigar aspectos relacionados ao tema, o Laboratório de Evolução do Comportamento Humano (LECH), do Centro de Biociências (CB/UFRN), conduz um estudo. Intitulada Personalidade e enfrentamento a situações adversas: uma avaliação evolucionista, a pesquisa tem o objetivo de analisar a dificuldade de enfrentamento da pandemia em relação aos traços de personalidade.

“O motivo que nos leva a fazer este estudo pauta-se no fato de problemas e situações estressantes serem (ou poderem ser) algo constante na vida de todas as pessoas, e a situação de pandemia evidencia ainda mais a vulnerabilidade humana a situações de estresse psicológico intenso e não previsto”, explicam as pesquisadoras Fívia de Araújo Lopes e Rebeka Guerra de Oliveira, responsáveis pelo trabalho.

Em fase de coletas, o estudo busca pessoas interessadas em participar como voluntárias. Para colaborar com a ciência e ajudar na realização do trabalho, basta ter idade igual ou superior a 18 anos e preencher o formulário de pesquisa, que leva aproximadamente 20 minutos para ser respondido.

Vale ressaltar que o estudo resguarda o sigilo dos dados fornecidos pelos participantes e se compromete com o anonimato em eventuais publicações científicas decorrentes da pesquisa. Os voluntários também têm o direito de solicitar seu desligamento a qualquer momento, sem nenhum tipo de prejuízo.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista