Vacina 18/08/2021 17:45

EUA aprovam terceira dose de vacinas a partir de 20 de setembro

Autoridades sanitárias norte-americanas ressaltam que eficácia dos imunizantes começa a declinar com o tempo

Os americanos que receberam as vacinas anticovid-19 da Pfizer e da Moderna poderão receber uma terceira dose oito meses depois da segunda, a partir de 20 de setembro – disseram autoridades sanitárias nesta quarta-feria (18), ressaltando que a eficácia da injeção diminui “com o tempo”.

“Os dados disponíveis mostram claramente que a proteção contra a infecção por SARS-CoV-2 começa a declinar com o tempo, depois das primeiras doses da vacina”, conforme um comunicado conjunto de altos funcionários, entre eles a diretora dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDCs), Rochelle Walensky, e a diretora interina da a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), Janet Woodcock.

“Somado à prevalência da variante Delta, estamos começando a ver evidências de uma proteção reduzida contra casos leves e moderados da doença”, acrescentou.

“Estamos prontos para oferecer doses de reforço para todos os americanos a partir da semana de 20 de setembro, a partir de oito meses após a segunda dose”, afirma o comunicado, também assinado pelo assessor da Casa Branca para a pandemia, Anthony Fauci.

Deu em R7

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista