Vacina 04/07/2021 11:32

Aplicação da AstraZeneca volta a superar a da CoronaVac no país

De todas as doses aplicadas até o momento contra a covid, 46,3% são AstraZeneca, 44,9%, CoronaVac, 8%, Pfizer e 0,8%, Johnson

A vacina AstraZeneca, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Brasil, voltou a ser o imunizante contra a covid-19 mais aplicado no país, superando a CoronaVac. É a segunda vez que isso acontece desde o início da campanha de vacinação no Brasil, em 17 de janeiro.

Os dados são do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde.

De todas as doses aplicadas até o momento, 46,3% são AstraZeneca, 44,9%, CoronaVac, 8%, Pfizer e 0,8%, Johnson – as quatro vacinas disponíveis no Brasil. Em números, isso equivale a 44,99 milhões de doses da AstraZeneca, 43,58 milhões da CoronaVac, 7,76 milhões da Pfizer e 798,21 milhões da Johnson.

A CoronaVac se manteve predominante no país até março, quando chegou a representar quase 90% das doses aplicadas. Problemas relacionados à entrega de insumos da China para a fabricação da vacina no Brasil levaram à queda do número de imunizantes disponíveis.

Em maio, a aplicação da vacina AstraZeneca superou pela primeira vez a da CoronaVac, chegando a quase 70% do total. Em junho, esse patamar foi mantido, até a produção da CoronaVac retornar ao ritmo normal, voltando a superá-la, mas com uma pequena diferença. No sábado (2), a AstraZeneca tomou a dianteira.

Desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o laboratório anglo-sueco AstraZeneca, a vacina está sendo produzida no país desde o início de junho pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

Deu em R7

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista