Pandemia 22/06/2021 08:54

Itália suspenderá uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28

Governo anuncia que equipamento de proteção não será mais exigido em locais públicos em razão da queda constante de casos e hospitalizações por Covid-19

Itália vai suspender a exigência de que as pessoas usem máscaras faciais ao ar livre a partir da próxima segunda-feira (28), disse o governo, considerando uma queda contínua nos casos e nas hospitalizações por Covid-19.

O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro de 2020, quando o país entrava em uma segunda onda da pandemia e as autoridades lutavam para conter o surto de infecções.

O governo de Mario Draghi vem suspendendo as restrições desde abril, abrindo atividades como restaurantes, bares, cinemas e academias e permitindo a liberdade de movimento em todo o país.

O uso de máscaras foi uma das últimas regras a se manter, e ainda será obrigatório em áreas internas.

A decisão entrará em vigor na próxima segunda-feira (28), quando se espera que todo o país seja uma zona branca Covid-19, o nível de risco mais baixo no sistema italiano de código de cores de quatro camadas para calibrar as restrições em suas 20 regiões.

Dezenove das regiões já estão na faixa branca, com exceção da minúscula área do Vale de Aosta que está na fase amarela, denotando o segundo nível de risco mais baixo.

“A partir de 28 de junho deixaremos para trás a necessidade de usar máscaras em zonas brancas”, postou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook, após ser aconselhado por especialistas do governo.

Deu na CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista