Pandemia 09/06/2021 08:14

Em 2º depoimento, Queiroga admite possibilidade de nova onda de covid

Não endossou “tratamento precoce”. Defendeu Copa América

Em seu 2º depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta 3ª feira (8.jun.2021) que há a tendência de o Brasil viver uma nova aceleração das mortes pela doença, sem, no entanto, admitir a iminência de uma 3ª onda de contágio.

Ele reforçou que o chamado tratamento precoce com remédios como cloroquina e ivermectina não tem eficácia e declarou ter foco exclusivo na ampliação da campanha de vacinação.

“Para mim, ainda não está caracterizada uma terceira onda. Eu acho que estamos ainda nessa segunda onda e num platô elevado de casos. E a minha esperança para conter isso é a vacina”, declarou o ministro.

Senadores independentes e de oposição ao governo federal, que formam maioria na comissão, tentaram pressionar Queiroga com questionamentos sobre a suposta existência de um gabinete das sombras para aconselhamento paralelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sobre a real autonomia que o ministro tem para comandar o enfrentamento à pandemia.

O ex-presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) afirmou desconhecer a atuação de um grupo paralelo a sua pasta, como sugeriu o virologista Paolo Zanotto em um encontro de profissionais da saúde com Bolsonaro, em setembro de 2020.

O ministro admitiu conversar eventualmente com o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), apontado naquela reunião como “padrinho” do grupo, mas disse que o parlamentar nunca lhe falou do “tratamento precoce” para pacientes de covid-19 com medicamentos sem comprovação de eficácia, como cloroquina e ivermectina.

“O presidente me deu autonomia para eu conduzir o Ministério da Saúde. Isso não significa uma carta branca para fazer tudo que quer, não existe isso. O regime é presidencialista. Até o momento, não houve nenhum ponto que me fizesse sentir desprestigiado à frente do Ministério da Saúde”, declarou Queiroga.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista