Meio Ambiente 02/06/2021 08:47

Governo do RN abre Semana do Meio Ambiente 2021

Programação é realizada de híbrida, online e presencial no Parque das Dunas, e segue até o próximo sábado (5)

Com o tema “Restaurar para Viver”, a Semana do Meio Ambiente 2021 (SEMA) foi aberta nesta terça-feira (1º) em solenidade com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o vice-governador, Antenor Roberto.

O evento, que segue até o sábado (5), foi veiculado pelo canal do Governo no Youtube. A transmissão começou com apresentação de cordel do poeta Wagner Cortez, acompanhado por Bia Cortez, direto de Carnaúba dos Dantas.

A realização é das instituições que compõem o sistema ambiental e hídrico do Governo do Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra parabenizou a iniciativa ressaltando a importância de promover e estimular o desenvolvimento econômico, sem perder de vista o respeito às leis de proteção.

Fátima Bezerra citou a desburocratização e acesso online a licenças ambientais, com sistema agora 100% digital. “Avançar no licenciamento ambiental é promover o desenvolvimento econômico e social. Quando vejo o Idema [Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal] investir em tecnologias e no licenciamento eletrônico, eu bato palmas. Isso é desenvolvimento sustentável.”

A chefe do Executivo estadual listou obras que visam restaurar os ecossistemas e valorizar os recursos naturais do Rio Grande do Norte, como a recuperação de nascentes do Potengi; o reflorestamento das áreas degradadas próximo ao Rio Pitimbu, por meio do Programa Plantadores de Águas; e a emissão das licenças ambientais de Oiticica.

“Que possamos atuar juntos para avançarmos ainda mais. A defesa do meio ambiente é a base de tudo”, disse a governadora.

“O homem vem entendendo, cada vez mais, que não adianta discutir sobre tudo à nossa volta, sem pensar na finitude dos recursos naturais, na qualidade de vida, no equilíbrio e recuperação dos ambientes. Estamos ampliando o leque de discussões, trazendo uma diversidade de temas para a Programação. O conceito é muito oportuno, pois ‘Restaurar para Viver’ é dar chance à Natureza de sobreviver. Vale ressaltar que o RN continua fazendo um trabalho belíssimo de atuação, bem como os demais estados do Nordeste, com uma gestão e posicionamento forte com os compromissos que temos com a sociedade e com o meio ambiente”, acrescentou a governadora Fátima Bezerra.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista