Vacina 28/04/2021 12:59

Queiroga: regularização da segunda dose deve ocorrer na próxima semana

Queiroga: regularização da segunda dose deve ocorrer na próxima semana

ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta quarta-feira (28/4), que a aplicação da segunda dose da Coronavac em grupos prioritários deve ser regularizada apenas na próxima semana.

A informação foi compartilhada em pronunciamento que ocorreu após a 3ª reunião do Comitê de Coordenação Nacional para o Enfrentamento da Covid-19.

A aplicação da segunda dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan está pendente em diversas regiões do país: 416.507 mil pessoas de três grupos prioritários aguardam o reforço para completar o esquema vacinal. Segundo Marcelo Queiroga, a razão para o atraso na distribuição é a demora na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ao Brasil, que tem atrapalhado a produção no Butantan.

“Em alguns estados, em decorrência da dificuldade com o IFA vindo da China, o Butantan não fez as entregas, não por responsabilidade do Butantan, que é uma grande instituição [mas sim pelo atraso na chegada do IFA]”, afirmou Queiroga.

O titular da Saúde ressaltou que esses pacientes devem procurar postos de vacinação assim que o reforço estiver disponível. A previsão é de que as doses cheguem em breve. “Esperamos que na próxima semana sejam distribuídas doses da Coronavac suficientes para que haja uma regularização nacional”, assinalou.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista