Jornalismo 09/04/2021 05:48

Universitária FM vence Prêmio BNB de Jornalismo na categoria nacional

A Universitária FM (88,9) venceu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo na categoria Nacional Rádio.

A Universitária FM (88,9) venceu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo na categoria Nacional Rádio.

O trabalho premiado foi Melão, o ouro do semiárido potiguar, série de reportagens veiculada em março de 2020.

Os vencedores deveriam ter sido anunciados em 2020, mas, por conta da pandemia da covid-19, a divulgação só foi feita nesta quarta-feira, 7, quando comemorou-se o Dia do Jornalista.

A série contempla quatro reportagens especiais sobre a  importância do melão para a economia potiguar, os benefícios do empreendedorismo e do beneficiamento da commodity para as microempresas, a repercussão do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) no setor e os atuais desafios da cultura do melão no estado.

Os repórteres da FMU percorreram 1 mil km entre Mossoró, Natal, Macaíba e Ceará-Mirim. Ao todo, 34 fontes foram entrevistadas, resultando em dez horas de entrevistas.

“A série foi muito desafiadora. Fugiu de tudo que a gente estava acostumado a fazer. A série envolveu vários deslocamentos, horas de entrevistas, muitos dados avaliados! É um trabalho que vai ficar para o resto da minha vida”, avaliou o bolsista da FMU e estudante de Comunicação Social da UFRN, Matteus Fernandes.

A série exigiu três meses de apuração (janeiro a março de 2020), com a pré-produção iniciada em dezembro de 2019, e mobilizou os profissionais: Glynner Brandão (projeto e reportagem), Matteus Fernandes (reportagem), Maralice Freitas (locução), Demóstenes Nogueira (locução), Ednaldo Martins (locução), Fernando Amaral (locução), Wallacy Medeiros (fotografia), Gil Eduardo (edição de áudio), Kevin Muniz (edição de aúdio) e Jaime Azevedo (programação visual).

“É com muita alegria que recebemos essa notícia de mais um prêmio da FM Universitária, envolvendo um grupo de profissionais dessa emissora, que é uma das referências de qualidade no radiojornalismo do Rio Grande do Norte, além fazer parte da cultura, da história em si do nosso estado. A Rádio Universitária também acaba cumprindo um papel importantíssimo dentro da formação acadêmica dos alunos dos cursos de Comunicação da UFRN. Então, parabenizo a todos. O prêmio vem laurear um trabalho que já é feito pela emissora há 20 anos”, avaliou o superintendente de Comunicação da UFRN e diretor da FMU Sebastião Faustino.

A série premiada foi veiculada no Programa das Seis que já soma 11 prêmios jornalísticos e honrarias literárias desde 2017.

“Os prêmios demonstram a força, o poder criativo do jornalismo da FMU. Com as reportagens, a nossa ideia é emancipar a audiência, levando ao público informação de qualidade, sempre checada e com responsabilidade social”,  explicou o jornalista Glynner Brandão, editor do Programa das Seis.

Prêmio BNB de Jornalismo – A edição 2020 recebeu 150 inscrições. Foram premiados 18 trabalhos jornalísticos, distribuídos nas categorias Nacional Rádio, Nacional Impresso, Nacional Audiovisual, Nacional Internet, Universitário, Extrarregional e 11 prêmios regionais, contemplando produções dos nove estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista