Pandemia 02/04/2021 10:45

União Europeia fracassa em todas as metas de vacinação e corre para corrigir atrasos

Comissão Europeia confia em uma drástica melhora a partir deste mês de abril com a chegada de mais de 350 milhões de doses até junho

União Europeia encerrou o primeiro trimestre de campanhas de vacinação sem cumprir um único dos objetivos que fixou. A Comissão Europeia esperava chegar a 31 de março tendo vacinado 80% da população com mais de 80 anos e 80% dos profissionais da saúde.

Em ambos os casos, ficou muito aquém da meta, com apenas 27% da população mais velha e menos da metade do pessoal da saúde vacinado.

A UE também não conseguiu cumprir o cronograma de distribuição de doses planejado, embora, neste caso, tenha sido por causa de falhas de fornecimento da AstraZeneca, que entregou 70 milhões de doses a menos do que o contratado.

Bruxelas espera relançar as campanhas neste mês de abril e atingir a meta de 70% da população adulta vacinada no final de setembro.

Dados do Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) mostram que apenas 27% da população com mais de 80 anos recebeu as duas doses necessárias para obter imunidade.

De acordo com o ECDC, apenas quatro dos 27 membros da UE ultrapassaram o limiar de 80% (Finlândia, Irlanda, Malta e Suécia) e outros dois (Dinamarca e Portugal) estão prestes a fazê-lo.

Na Espanha, que não forneceu dados ao ECDC, pouco mais de um terço da população com mais de 80 anos recebeu ambas as doses e 70% tomou pelo menos uma.

Quanto ao setor da saúde, o ECDC dispõe de poucos dados, pois apenas 13 países enviaram informações. Esses dados indicam que 47% dos profissionais de saúde já foram vacinados e cerca de 61% receberam a primeira dose.

O lento início das campanhas de vacinação tem suscitado preocupação na maioria dos Estados-membros, sobretudo por causa do ritmo acelerado em outras partes do planeta, em particular nos EUA e no Reino Unido, onde 16% e 7,8% da população, respectivamente, já receberam as duas doses da vacina.

Na UE, essa cifra se manteve em cerca de 6% no final do primeiro trimestre.

“Até o final desta semana, 107 milhões de doses vão chegar aos Estados-membros”, anunciou nesta quinta-feira a porta-voz adjunta da Comissão Europeia, Dana Spinant.

O número está longe das mais de 160 milhões de doses inicialmente previstas, apesar de a BioNTech e a Moderna, duas das farmacêuticas contratadas pela Comissão Europeia, terem cumprido os fornecimentos prometidos, com 67,5 e 9,8 milhões, respectivamente.

Já a AstraZeneca entregou 29,7 milhões, longe dos quase 100 milhões acertados.

Deu em El País
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista