Vacina 16/03/2021 09:42
UFRN começa a vacinar idosos em condomínios de Natal
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou, nesta semana a vacinar idosos a partir de 75 anos nos condomínios de Natal, cadastrados no aplicativo Vacina Idosos.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou nesta semana a vacinar idosos a partir de 75 anos nos condomínios de Natal, cadastrados no aplicativo Vacina Idosos.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, que disponibiliza as seringas e as doses da AstraZeneca da Oxford, tem mais de 500 condomínios cadastrados com cerca de 1.600 idosos.
A Universidade fica responsável pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o sistema e os voluntários, que são professores e estudantes de pós-graduação.
Segundo a professora Viviane Euzébia Pereira Santos, do Departamento de Enfermagem (Denfer/UFRN), são atendidos apenas os idosos que não tomaram nenhuma dose da vacina ainda.
A expectativa é vacinar até 150 pessoas por dia nas duas etapas necessárias para o processo de imunização.
A ação passou por um período de cadastramento dos condomínios, no qual os síndicos inseriram as informações dos prédios e das pessoas com direito a se vacinar no aplicativo Vacina Idosos.
Essa parceria começou a ser desenvolvida desde o ano passado quando o mesmo sistema, criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), foi utilizado para vacinar contra influenza, com objetivo de impedir que os idosos saíssem de casa e ficassem mais expostos à covid-19.
Esse novo momento tem o mesmo propósito, além de oferecer suporte à execução do plano de vacinação de idosos contra o novo coronavírus.
No mês de fevereiro, esse mesmo trabalho vacinou idosos nas 19 instituições de longa permanência (abrigos) públicas e privadas de Natal, alcançando em torno de 350 idosos.
A medida deve ser repetida toda vez que for lançada uma nova etapa do plano nacional de imunização. “Esperamos poder ajudar a diminuir a ansiedade dos idosos, evitar que eles saiam de casa e se exponham à doença, bem como fazer com que a pandemia reduza os números de infectados com o aumento de vacinados.
Além disso, estamos fazendo com que a universidade dê mais um retorno à sociedade”, reforça a professora Viviane Euzébia.
Sob coordenação do professor Kênio Lima, diretor do Instituto Envelhecer, a ação tem a parceria do Departamento de Enfermagem (Denfer/UFRN), Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN), Departamento de Odontologia (DOD/UFRN) Escola de Saúde (ESUFRN), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE/UFRN), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e o Lais.
Deu no Portal da UFRN
Descrição Jornalista
Extração de ouro no Seridó deve começar no 1º trimestre de 2025
23/12/2024 05:43
CNJ suspende pagamento de ‘vale-peru’ de R$ 10 mil para juízes
22/12/2024 17:40