Pandemia 15/03/2021 12:21
RN soma 3.857 óbitos e há 845 em investigação, no pior momento da pandemia, diz estudo
“Ao completarmos um ano de pandemia, enfrentamos hoje um dos momentos mais críticos ao longo dessa trajetória.”
“Ao completarmos um ano de pandemia, enfrentamos hoje um dos momentos mais críticos ao longo dessa trajetória.”
A fala do Secretário de Saúde Cipriano Maia ao abrir a coletiva de imprensa reflete a situação atual de enfrentamento ao combate ao coronavírus.
Como pontos importantes para o estudo deste cenário, o Comitê Científico da Sesap apresentou, nesta sexta-feira (12), a análise do Indicador Composto e o resultado do Inquérito Sorológico, pesquisa feita em oito municípios no intuito de mapear o comportamento da pandemia no estado do Rio Grande do Norte.
O Inquérito Sorológico teve como finalidade mapear o comportamento da Covid-19 em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública, em parceria com o Instituto Amostragem do estado do Piauí, elaborou entrevistas e realizou exames (testes Covid) em oito municípios do Estado: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó.
Para cada município, vinte entrevistadores e pesquisadores fizeram a aplicação de um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões importantes para embasar a pesquisa.
Ao todo foram 160 pesquisadores em campo.
Em cada município, cerca de 2.500 pessoas foram testadas e entrevistadas. No total, 20.234 pessoas no estado fizeram parte do estudo. A coleta de dados foi feita ao longo do mês de janeiro de 2021.
O Indicador Composto elaborado sob coordenação do professor Kênio Lima (UFRN), junto com os pesquisadores do Comitê de Especialistas e a equipe da Sesap-RN, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN, permite o mapeamento da evolução semanal de casos por município e assim ter um monitoramento da pandemia em todo o estado.
Os dados apontam que no mês de maio de 2020, o número de óbitos diários triplica. O pico ocorre em 21 de junho, com 33 óbitos.
A partir daí há uma queda, sustentável, com -2,2% ao dia até fim de outubro. Em novembro já se observa um aumento de 0,7%, e em dezembro um crescimento maior ainda, de 3,0%.
Até o final de fevereiro de 2021, a tendência é novamente de aumento e hoje temos os seguintes dados: no dia de hoje (12), temos 179.824 casos confirmados e 53.902 casos suspeitos.
Em relação aos óbitos, os dados apontam 3.857 óbitos confirmados por covid-19, sendo 05 nas últimas 24 horas.
Ainda há 845 óbitos em investigação.
O indicador reúne nove variáveis que traçam um olhar mais apurado sobre a situação de cada município e um escore que mostra a evolução a cada semana.
Isso permite a tomada de decisões do comitê para o enfrentamento da pandemia.
O último indicador, apresentado na coletiva, aponta para o estado de alerta que o Rio Grande do Norte vive hoje.
“Um importante instrumento com contribuição decisiva da ciência, como vem sendo desde o início, sob a coordenação da professora Fátima Bezerra, para ter o melhor resultado em salvar vidas, que é o objetivo do SUS e da ação governamental”, ressaltou o secretário de saúde Cipriano Maia.
Deu no Portal do Governo do RN
Descrição Jornalista
CNJ suspende pagamento de ‘vale-peru’ de R$ 10 mil para juízes
22/12/2024 17:40
Quatro maneiras como a solidão pode afetar sua saúde física
22/12/2024 15:20