Indústria 23/02/2021 09:43
Nordeste Forte tem novo comando
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Associação Nordeste Forte.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Associação Nordeste Forte.
Eleito por aclamação em outubro do último ano, o novo presidente firmou o compromisso de trabalhar, no biênio 2021/2022, com foco em melhorar a competitividade das indústrias da região.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, enfatizou que a cooperação entre as federações em prol de pleitos comuns ajuda no desenvolvimento do Brasil na medida em que reforça as demandas da região junto ao Congresso Nacional e governo federal.
O novo presidente da Nordeste Forte destacou a contribuição que a região tem dado e pode dar ainda mais para o desenvolvimento sustentável do país.
“Temos um povo extremamente criativo e trabalhador, recursos naturais abundantes. Precisamos combater as legislações que comprometem o desenvolvimento da nossa região”, comentou Cavalcante.
Ele reconheceu os avanços na melhoria da infraestrutura portuária e aeroportuária nordestina. “Mas a região carece ainda de resolver o conjunto de gargalos burocráticos que pesam no custo Brasil”, completou.
Apesar de abrigar 27% população, o Nordeste representa 13,5% do PIB brasileiro. Em termos de energia renovável, no entanto, a região responde por 88% de toda a potência instalada eólica e solar do Brasil.
“Estamos de olho no futuro, temos compromisso com a sustentabilidade, estamos investindo no hidrogênio verde. Temos potencial de nos tornar uma potência global e temos trabalhando para isso”, comentou o presidente da FIEC. Recentemente foram anunciados R$ 5,4 bilhões de investimentos numa planta de hidrogênio verde na região.
Além de Ricardo Cavalcante, também tomaram posse Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), como vice-presidente financeiro da Associação; e José Carlos Lyra, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), como vice-presidente secretário da Associação.
A posse foi prestigiada pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, pelo procurador-Geral da República, Augusto Aras, e pelo deputado federal João Roma, que tomará posse como ministro da Cidadania nesta semana. Aras e Carlos Da Costa ressaltaram a importância da indústria para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
“O governo trabalha para criar um ambiente favorável à iniciativa privada. Queremos a parceria com o setor produtivo tão bem representado pela CNI”, comentou Carlos da Costa. O secretário reforçou a importância entre o governo o o Sistema S, dos programas Brasil Mais e de vouchers para garantir qualificação aos trabalhadores.
Augusto Aras complementou enfatizando que cabe ao Ministério Público trabalhar para garantir a segurança jurídica fundamental para atrair e reter investimentos.
“É dever do MP defender o mercado interno como patrimônio nacional, trabalhar pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil, pela qualidade de vida do brasileiro e pela segurança jurídica. A orientação é de pautar a atuação por uma postura menos punitiva e mais preventiva”, afirmou Aras.
Para o presidente da CNI, a atuação da Nordeste Forte dá mais peso às demandas da região e, com isso, contribui efetivamente para o país crescer.
Fonte: CNI
Descrição Jornalista
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49