Futebol 20/02/2021 06:00

Volta das torcidas aos estádios é rejeitada por 79%, mostra pesquisa do PoderData

ó 15% acham que é a hora

Pesquisa PoderData mostra que 79% dos brasileiros acham que seria precipitado permitir a volta dos torcedores aos estádios durante a pandemia.

Outros 15% apoiam a medida.

O levantamento foi realizado de 15 a 17 de fevereiro.

Em 22 de setembro de 2020, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enviou um estudo ao Ministério da Saúde propondo a presença de público equivalente a 30% da capacidade dos estádios. No caso, não seria permitida a torcida visitante, somente a do time mandante.

O documento foi aprovado pelo órgão, que à época afirmou que o percentual “poderia ser aumentado posteriormente” e que a liberação levaria em conta a situação da pandemia em cada local.

A permissão caberia aos Estados e municípios. No dia 16 de outubro, a CBF se reuniu com os 20 representantes dos clubes da Série A, do Campeonato Brasileiro e anunciou que os jogos continuariam sem torcida, por não haver consenso entre as autoridades locais em relação aos protocolos sanitários.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 456 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

A pesquisa PoderData traz os recortes por sexo, idade, região, escolaridade e renda. Eis os principais:

Quem mais acha a medida correta:

  • quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (24%);
  • pessoas com 60 anos ou mais (23%);
  • homens (22%);
  • os que ganham mais de 10 salários mínimos (21%).

Quem mais acha a medida precipitada:

  • quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e aqueles que têm ensino superior (ambos com 88%);
  • moradores da região Centro-Oeste (87%);
  • moradores da região Nordeste (86%).

Deu em Poder360

 

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista