Água 04/01/2021 07:12

Mais de 120 bilhões de máscaras são descartadas por mês nos oceanos

No começo da pandemia do novo coronavírus, quando uma foto de um golfinho nadando nos canais de Veneza viralizou, a internet comemorou.

No começo da pandemia do novo coronavírus, quando uma foto de um golfinho nadando nos canais de Veneza viralizou, a internet comemorou.

Em abril, quando a ONS (Operador Nacional de Sistema) divulgou que o consumo de energia elétrica foi o menor desde abril de 2012, ambientalistas ficaram contentes. Neste mês, o Projeto Carbono Global, organizado pelas Nações Unidas, divulgou uma baixa de 7% na emissão de dióxido de carbono. E, assim, mais comemoração.

Daqui, da terra, as notícias de um possível triunfo da natureza sobre o homem pareceram bastante otimistas. Mas, debaixo d’água, a história tem sido outra.

Segundo um levantamento divulgado pela ONG Ocean Conservancy estão sendo jogadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico 129 bilhões de máscaras descartáveis e 65 bilhões de luvas plásticas por mês. Como se a quantidade não fosse alarmante o suficiente, o tempo de decomposição desses materiais ainda é indeterminado.

Vale lembrar que, além das luvas e máscaras, são descartados nos mares 8 milhões de toneladas de plástico por ano, segundo a organização WWF. Considerando este aumento, a estimativa é de que até 2050 haja mais lixo do que peixes.

O problema do descarte irregular de material plástico nas águas é muito maior do que tartarugas morrendo engasgadas com canudinhos. Segundo ambas organizações, a maior preocupação são os fragmentos de microplásticos encontrados nos sistemas digestivos de animais. Isso é um primeiro passo para que o plástico entre de vez na cadeia alimentar — sim, isso inclui a alimentação humana.

Muitos materiais são de uso hospitalar, então cabe às autoridades a responsabilidade de descarte correto. Vale lembrar que a poluição marinha é um problema de todos os países. Os objetos viajam nas correntes oceânicas, ou seja, nenhum estado tem o poder de resolver o problema sozinho.

Do ponto de vista de pessoa física, a alternativa é optar pelo uso de máscaras de pano — parece pouco, mas uma máscara descartável que deixa de ser usada é um lixo a menos para poluir os oceanos.

Deu na CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista