Eleições 01/01/2021 15:38

Prefeitos eleitos nas capitais fazem mais de mil promessas; G1 irá monitorar durante o mandato

Levantamento do G1 considera 1.097 promessas assumidas pelos prefeitos eleitos nas 26 capitais durante a campanha eleitoral de 2020.

Os 26 prefeitos eleitos nas capitais assumiram 1.097 compromissos para cumprir durante o mandato que inicia nesta sexta e termina em 31 de dezembro de 2024.

Essas promessas foram feitas durante a campanha de 2020 e serão monitoradas pelo G1 durante os quatro anos da gestão municipal.

A relação completa por cidade está na página especial “As promessas dos políticos”.
Para o levantamento, o G1 leu todos os planos de governo, assistiu a entrevistas e debates, pesquisou nas redes sociais e nos sites dos candidatos e também registrou declarações feitas durante as agendas de campanha.

O trabalho considerou apenas o que pode ser claramente cobrado e medido.

Caso algum prefeito renuncie, o projeto continua monitorando o que foi feito durante o mandato, mesmo que sob o comando do vice-prefeito. Isso porque os compromissos foram assumidos pela chapa eleita nas eleições de 2020.

As páginas

As promessas estão dispostas na página do projeto para cada prefeito eleito. Para acessar, basta escolher a capital. Além disso, também há separação dos compromissos por tema.

No decorrer do mandato, as promessas passam a ser classificadas como “cumpridas”, “cumpridas em parte”, “não cumpridas” ou “não avaliadas”.
Promessas dos políticos: metodologia

Desta vez, os assuntos que registram o maior número de promessas são “Educação e cultura” e “Saúde” – 205 e 164, respectivamente. Em seguida, aparecem “Mobilidade urbana” e “Infraestrutura”, com 117 e 113 compromissos assumidos pelos prefeitos eleitos nas capitais, respectivamente.

Há ainda promessas sobre “Direitos humanos e sociais” (104), “Segurança pública” (53), “Habitação” (36), “Transparência” (10), entre outros.

Deu no G1

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista