Cinema e TV 12/12/2020 09:00

O império das sete mulheres – 0s 90 anos de Silvio Santos

Silvio Santos chega aos 90 anos e vê filhas assumirem comando de seus negócios São 60 anos de televisão. Desde que fez sua estreia à frente do programa "Vamos Brincar de Forca", na extinta TV Paulista, Silvio Santos nunca ficou tanto tempo longe das telinhas. Isso porque desde o começo de 2020, o dono do SBT está afastado da emissora por causa da pandemia do coronavírus.

São 60 anos de televisão.

Desde que fez sua estreia à frente do programa “Vamos Brincar de Forca”, na extinta TV Paulista, Silvio Santos nunca ficou tanto tempo longe das telinhas. Isso porque desde o começo de 2020, o dono do SBT está afastado da emissora por causa da pandemia do coronavírus.

Silvio completa seus 90 anos longe do seu “sétimo filho”. Mas seu legado é celebrado por suas filhas e funcionários.

Um patrimônio, aliás, que vai muito além da emissora. O homem do Baú é um “empresário nato”, como avaliam pessoas próximas a ele. Um patrão bravo e exigente, disse uma das filhas. Mas também muito responsável e gentil, avaliam outras pessoas entrevistadas.

Silvio Santos se eternizou no imaginário popular como uma das pessoas mais importantes da TV brasileira. Aos 90 anos, pensar num futuro sem ele no SBT já não é tão distante assim. Mas substituí-lo? Esquece, não vai rolar…

O homem de negócios e também do rosto mais conhecido da televisão brasileira possui atualmente seis grandes empresas de diferentes áreas. Por isso, Silvio Santos é um dos poucos bilionários do nosso país, com uma fortuna estimada em R$ 1,9 bilhão, de acordo com o ranking de 2020 da revista Forbes.

“Líder nato, ele arrebanhou pessoas para trabalharem junto com ele. Assim, formaram esse grupo de empresas que o tornou empresário”, avalia a atual presidente do grupo, e a filha caçula do apresentador, Renata Abravanel.

O império de Senor Abravanel começou a ser construído em 1958, quando fundou o Grupo Silvio Santos. O primeiro empreendimento do apresentador foi o Baú da Felicidade, comprado do pai de Carlos Alberto de Nóbrega, o Manuel de Nóbrega. Mas isso nós vamos explicar mais para frente.

A filha, Silvia Abravanel, exalta o papel do pai no comando das empresas, especialmente do SBT. A emissora, parte fundamental da família, também é responsabilidade de todas elas.

“Sempre tive noção que ele tinha formado um império. O SBT, eu chamo do nosso sétimo irmão. Eu apelidei assim. Por ser a menina dos olhos do meu pai. O SBT foi algo que ele construiu, pelas mãos dele.”

O meu pai sempre cuidou muito bem do SBT como cuidou muito bem de nós filhas. É muito bom que nós filhas também estejamos cuidando do SBT como ele cuidou.

Deu em UOL

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista