Uncategorized 22/11/2020 16:10

Governo do RN inaugura Parque Aquático do Corpo de Bombeiros com piscina semiolímpica

Solenidade de inauguração contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e de representantes dos órgãos da segurança pública estadual

No mês em que se comemora o aniversário de 103 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), o Governo do Estado inaugurou o Parque Aquático 3º Sargento Ivan Ferreira da Silva “Camaleão”, na sede do Comando Geral, no Barro Vermelho, que será utilizada para incrementar o treinamento dos militares que fazem a corporação.

A obra, iniciada em 2008, foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e custou R$ 734,3 mil.

A governadora Fátima Bezerra destacou, neste sábado (22), na solenidade de inauguração, que o equipamento é fundamental tanto no curso de formação como para a manutenção do preparo físico e condicionamento dos militares.

Na ocasião, estava sendo realizado o Desafio 10 Horas Soldados de Fogo, tradicional disputa esportiva que envolve os bombeiros militares da região Nordeste.

“Fiquei muito feliz quando o comandante, nosso querido coronel Monteiro Júnior, falou que daria certo inaugurarmos o parque aquático por ocasião desta competição. Quero dizer a vocês que essa piscina é uma coisa simples, porém, muito grandiosa porque é para os bombeiros. Quanto mais treinados, quanto mais preparados, melhor para a sociedade. E finalmente agora ela ficou pronta. Vai permitir que vocês bombeiros tenham treinamento técnico regular. Vai servir também para o projeto Bombeiros Mirins e vai servir a outras corporações”, disse a gestora.

A chefe do Executivo estadual saudou as autoridades e representantes das forças de segurança presentes ao evento, como o vice-governador Antenor Roberto, coordenador responsável pela elaboração do Plano Estadual da Segurança; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e o adjunto, respectivamente, coronel Francisco Araújo e delegado Osmir Monte; a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; e o coronel da reserva da PM, Luiz Monteiro, pai do atual comandante do CBMRN, Monteiro Júnior.

Em nome de todas essas pessoas citadas, e aos demais presentes, ela ressaltou que a concretização do Parque Aquático se soma ao conjunto de ações que o Governo do Rio Grande do Norte tem realizado para melhorar a segurança pública do estado.

Com o lema “Em qualquer tempo, em qualquer hora, em qualquer mar… Vidas alheias, riquezas salvar!”, o guarda-vidas conhecido por Camaleão, vítima de homicídio aos 58 anos, em 2019, deixou um legado de heroísmo no Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Suas irmãs Ilca e Erione e a filha Jane Ferreira da Silva estavam presentes ao evento e contagiaram a todos com a emoção incontida, com a homenagem prestada pela corporação que ele serviu com tanta dedicação. “Aqui faço questão de ressaltar todo o nosso reconhecimento ao sargento Ivan Ferreira, representado por sua família. As lições de vida dele ficarão para sempre no coração de vocês e servindo de aprendizado. Também faço questão de render homenagem ao aqui presente coronel Luiz Monteiro, que também deixou como legado excelentes serviços prestados na segurança pública do Rio grande do Norte”, disse a Fátima.

A governadora anunciou que, para o ano de 2021, o Estado convocará 32 bombeiros oficiais e 300 praças, remanescentes do concurso de 2017, para ampliar os quadros do CBMRN e diminuir o déficit de pessoal. Atualmente a corporação possui efetivo de 639 militares. O previsto determina um total de 1.065, segundo a Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002.

O déficit legal é de 426 militares (40,1%). “Temos conseguido destravar muitos problemas, desde que assumimos o governo e estamos lutando para conseguir resolver essa situação e convocar mais uma turma”, arrematou.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista

mais lidas