Cidades 04/11/2020 07:07

Pesquisa na UFRN quer saber como você se sente diante de uma fachada

Duas estudantes de Arquitetura e Urbanismo estão realizando uma pesquisa sobre a percepção das fachadas a partir da visão dos moradores de Natal.

Duas estudantes de Arquitetura e Urbanismo estão realizando uma pesquisa sobre a percepção das fachadas a partir da visão dos moradores de Natal.

O objetivo da pesquisa é descobrir de que maneira e com quais aspectos os diversos tipos de fachadas podem impactar as pessoas e atribuir sensações diferentes, como segurança, conforto ou até mesmo influenciar no movimento da rua ou no sucesso de empreendimentos comerciais naquela vizinhança.

As alunas Amanda Ferreira e Hannah Pinheiro, do oitavo período, decidiram traçar as percepções das fachadas urbanas como parte de um trabalho de conclusão da disciplina Planejamento e Projeto Urbano VI, orientadas pela professora Ângela Lucia de Araújo Ferreira.

A intenção é ajudar outras pesquisas que já existem na área e como isso pode influenciar a vida dos moradores.

“As pessoas costumam se sentir protegidas com a privacidade trazida pelo aumento dos muros, mas isto pode acabar interferindo na sensação de segurança do pedestre”, exemplifica Amanda Ferreira

A pesquisa é rápida e demora menos de cinco minutos para ser respondida.

O participante deverá clicar e escolher imagens de fachadas que consideram mais bonitas, seguras ou comercialmente atrativas.

Em outra etapa, questões sobre perfil, hábitos e meios de locomoção devem ser apontados. Qualquer morador de Natal pode contribuir com a pesquisa, basta clicar no link.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista