Propaganda 25/10/2020 07:02
Os 25 anos do maior case da publicidade potiguar
O Advogado Roberto Solino é também jornalista, filósofo e publicitário. Foi diretor de criação da Faz Propaganda durante 27 anos. Hoje ele relembra os 25 anos do maior case da publicidade do Rio Grande do Norte.
O comercial Ofélia, para as redes de lojas Bain Douche, que alcançou repercussão nacional e internacional na mídia.
Quando entregou a conta à
@fazpro @BainDouche já tinha um histórico de propagandas ousadas, que começava no próprio slogan da loja: “Uma loja da p*rra”, sem asterisco, claro.
Por conta dessa ousadia, a loja já tinha tido um de seus outdoors proibidos de veicular na cidade de Recife, embora a mesma peça tenha sido exposta em Natal, sem maiores problemas.
, a rede de lojas estudava a possibilidade de franquear sua marca, o que levou a agência a pensar em algo que pudesse dar um gancho para uma divulgação nacional.
Nessa época, uma publicidade do Ministério da Saúde, criado pela agência @Comunica_Master,
de Curitiba, havia causado furor por atribuir o nome “Bráulio” ao bigolim do personagem.
Pegando carona nessa polêmica, a
@fazpro criou um comercial para “desmachificar” a luta contra a Aids. Se a mulher também era vítima da doença, precisa se educar também.
Foi criado então um VT onde a atriz
@giselle_tigre encarnava uma personagem que conversava com sua perereca, que ganhou o nome de “Ofélia”, no comercial.
Estava armado o c* de burro, antes mesmo do filme ir ao ar: a TV Globo de Recife recusou-se a veicular o filme, por considerá-lo ofensivo.
A “censura” ao comercial levou um diretor de atendimento da Globo Nordeste a viajar a São Paulo, com a fita embaixo do braço para mostrar à cúpula da TV Globo que o comercial não era obsceno.
A estória foi contada depois pelo jornalista
@seabraneto em sua coluna Conexão Nordeste, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo (07.11.1995).
A estória foi contada depois pelo jornalista
em sua coluna Conexão Nordeste, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo (07.11.1995).
Com a autorização da Comissão de Ética da TV Globo, o comercial foi ao ar, dando início a uma polêmica que levou o diretor de atendimento da @fazpro e o redator da campanha às TVs para explicar a ideia.
R Solino
Nas emissoras de TV, a polêmica também virou nacional, com o Jornal da Manchete dando destaque ao caso, com direito à exibição do comercial na íntegra https://youtu.be/OaM9PYRuQS8
No @SBTonline, o apresentador Jô Soares, no programa Jô Soares Onze e Meia, manifestou sua insatisfação com o nome “Ofélia”, pedindo aos espectadores que enviassem as suas sugestões
Faz – Ofelia Jo 11 e Meia
Enviado usando o Freemake https://www.freemake.com/br/free_video_converter/?utm_source=yt&utm_medium=vid&utm_campaign=upload
Outra celebridade do humor, o colunista @josesima, da @folh , botou no ar a “Camisinha Maravilhosa da Ofélia”, lançando mais lenha na fogueira (26.10.1995)