Propaganda 25/10/2020 07:02

Os 25 anos do maior case da publicidade potiguar

O Advogado Roberto Solino é também jornalista, filósofo e publicitário. Foi diretor de criação da Faz Propaganda durante 27 anos. Hoje ele relembra os 25 anos do maior case da publicidade do Rio Grande do Norte. O comercial Ofélia, para as redes de lojas Bain Douche, que alcançou repercussão nacional e internacional na mídia.

R Solino
@UniverSolino
Neste mês, faz 25 anos da veiculação do maior case de propaganda da história do RN. Foi o case “Ofélia”, que causou polêmica em todo o país e até em países do Mercosu
R Solino
@UniverSolino
R Solino
@UniverSolino·

Por conta dessa ousadia, a loja já tinha tido um de seus outdoors proibidos de veicular na cidade de Recife, embora a mesma peça tenha sido exposta em Natal, sem maiores problemas.

R Solino 

@UniverSolino

, a rede de lojas estudava a possibilidade de franquear sua marca, o que levou a agência a pensar em algo que pudesse dar um gancho para uma divulgação nacional.

R Solino
@UniverSolino

Nessa época, uma publicidade do Ministério da Saúde, criado pela agência @Comunica_Master,
de Curitiba, havia causado furor por atribuir o nome “Bráulio” ao bigolim do personagem.
R Solino 

@UniverSolino
R Solino 

@UniverSolino

em sua coluna Conexão Nordeste, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo (07.11.1995).

Imagem

R Solino
@UniverSolino
Com a autorização da Comissão de Ética da TV Globo, o comercial foi ao ar, dando início a uma polêmica que levou o diretor de atendimento da @fazpro e o redator da campanha às TVs para explicar a ideia.
R Solino
@UniverSolino
Em nível nacional, a campanha provocava reações. O jornal @folha publicou matéria onde sobre o lançamento da versão feminina do “Bráulio” (24.10.1995)
 R Solino
@UniverSolino
Em resposta  @UniverSolino O @jc_pe , de Recife, registrou a polêmica e a censura inicial ao VT, destacando o veto inicial da Globo Recife (25.10.1995)
R Solino
@UniverSolino
Nas emissoras de TV, a polêmica também virou nacional, com o Jornal da Manchete dando destaque ao caso, com direito à exibição do comercial na íntegra youtu.be/OaM9PYRuQS8
R Solino
@UniverSolino
No @SBTonline, o apresentador Jô Soares, no programa Jô Soares Onze e Meia, manifestou sua insatisfação com o nome “Ofélia”, pedindo aos espectadores que enviassem as suas sugestões
Faz – Ofelia Jo 11 e Meia
Enviado usando o Freemake https://www.freemake.com/br/free_video_converter/?utm_source=yt&utm_medium=vid&utm_campaign=upload
youtube.com
R Solino
@UniverSolino
@fazpro pelo desaforo (25.10.1995)
Imagem
R Solino
@UniverSolino
Na televisão, o Aqui Agora nacional, do @SBTonline, então uma das maiores audiências do Brasil, também abriu espaço para comentar o polêmico caso da Ofélia
youtube.com
R Solino
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista