Uncategorized 06/10/2020 09:33

Excelente iniciativa: Governo discute inserção de produtos da agricultura familiar nos restaurantes potiguares

A inserção dos produtos da agricultura familiar nos circuitos de bares e restaurantes potiguares foi debatida em evento virtual e presencial realizado pelo Governo do RN na manhã desta segunda-feira (05).

A inserção dos produtos da agricultura familiar nos circuitos de bares e restaurantes potiguares foi debatida em evento virtual e presencial realizado pelo Governo do RN na manhã desta segunda-feira (05).

A partir da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes RN), o encontro “Proseando sobre agricultura familiar e acesso a mercado de bares e restaurantes potiguares” aconteceu na plataforma Youtube e se deu por meio das Secretarias de Agricultura Familiar (Sedraf RN) e Turismo (Setur) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão.

O evento contou com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Sebrae-RN, Universidade Potiguar, Organização das Cooperativas do Estado do RN (Ocern), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN).

“Aproximar o agricultor familiar, que produz grande variedade de alimentos presentes diariamente no prato do potiguar, ao mercado gastronômico é de extrema importância.

O ‘Proseando’ entra nesse circuito ligando produtores a restaurantes e bares, com um papel fundamental para o fortalecimento desta cadeia, pela qual estamos lutando e ainda vamos batalhar muito”, disse a governadora Fátima Bezerra ao participar do evento que reuniu secretários de Governo, parceiros e agricultores familiares em torno do fortalecimento da agricultura familiar.

“Seguindo uma orientação da governadora Fátima Bezerra, esse é mais um resultado da integração que ela trabalha desde o início de sua gestão, e da importante articulação da Sedraf e da Setur com o setor privado e com as cooperativas de produtores rurais. Queremos que esse seja o início de uma relação permanente. A produção da agricultura familiar do nosso estado tem qualidade excelente e assim esperamos que seja cada vez mais oferecida nas mesas dos restaurantes e bares do Rio Grande do Norte”, pontuou o Secretário de Gestão e Metas do governo, Fernando Mineiro.

“Nosso objetivo hoje é, para além de oportunizar os restaurantes a conhecerem produtos de qualidade produzidos por nossos agricultores e agricultoras familiares, discutirmos sobre segurança alimentar dos clientes e dos empreendimentos comerciais a partir do acesso a uma alimentação saudável e de base agroecológica”, explicou Alexandre Lima, titular do Desenvolvimento e da Agricultura Familiar.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista