Transportes 14/09/2020 09:31

Navio cargueiro gigante movido a vento promete mudar o transporte marítimo

Com velas de mais de 100 metros de altura, novo navio Oceanbird, da Suécia, aposta na energia do vento para reduzir o consumo de combustível

Um novo navio cargueiro gigante movido apenas com a força do vento é a mais recente aposta da Suécia no combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global.

Chamado de Oceanbird, o navio tem um conjunto de cinco velas de aço que mais se parecem com as asas de um avião.

Quando içadas, as velas alcançam uma altura de até 105 metros acima do nível do mar e são usadas para capturar a força do vento e impulsionar o navio no oceano.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o uso do vento pode reduzir em 90% o consumo de combustível para transportar uma carga pelo mar.

Ainda há um motor à combustão, para auxiliar principalmente nas manobras do navio nos portos.

Com 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, o Oceanbird é um cargueiro voltado especificamente para o transporte de carros, caminhões e outros tipos de veículos – uma classe de navio conhecida pela sigla PCTC (pure car truck carrier).

Quando ficar pronto, ele terá capacidade de transportar até 7.000 automóveis em seu compartimento de carga.

Por enquanto, ainda se trata de um projeto. Mas os criadores no Oceanbird esperam entregar a primeira unidade do navio em 2024.

As encomendas já poderão ser realizadas no ano que vem, segundo a estimativa dos responsáveis.

Embora não seja um navio cargueiro veloz (sua velocidade média estimada é de 10 nós ou 18,5 quilômetros por hora), a expectativa é de que o Oceanbird ajude a reduzir o impacto da indústria marítima no aquecimento global.

A estimativa é de que ele terá capacidade de cruzar o Oceano Atlântico, entre a Europa e os Estados Unidos, em 12 dias – acima dos 8 dias que os navios atuais costumam levar para fazer o mesmo trajeto.

Fonte e foto: Exame

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista