Jornalismo 03/09/2020 09:44

5 documentários que todo estudante de jornalismo deveria assistir

Por Ricardo Rosado de Holanda

Seja para ampliar seus conhecimentos sobre alguma temática, aprofundar discussões ou simplesmente conhecer mais sobre o processo de apuração e fazer jornalístico, conteúdos audiovisuais são de grande ajuda para um estudante de jornalismo.

Seja para ampliar seus conhecimentos sobre alguma temática, aprofundar discussões ou simplesmente conhecer mais sobre o processo de apuração e fazer jornalístico, conteúdos audiovisuais são de grande ajuda para um estudante de jornalismo.
Além de filmes como SpotilightO Escândalo e outros que giram em torno de casos reais do jornalismo, vários documentários também possuem um rico conteúdo para quem estuda essa área.

Confira, abaixo, cinco documentários imperdíveis para estudantes de jornalismo.

1- O MERCADO DE NOTÍCIAS

Inspirado numa peça de teatro homônima de Ben Jonson (The Staple Of News), o ‘docudrama’ de Jorge Furtado reflete sobre o jornalismo como mercado e a maneira de consumir notícias, além de traçar um paralelo entre mídia e democracia e seu papel como parte da sociedade e meio formador de opiniões.

Documentários jornalismo
O Mercado de Notícias. | Foto: Reprodução.

Lançamento: 2014
Duração: 1h38

2- VOYEUR

Produção da Netflix, Voyeur adentra na praxis jornalística de Gay Talese, profissional de destaque no meio do new journalism por livros como Fama e Anonimato e O Voyeur, caso retratado no documentário.

A história gira em torno de um dono de motel, Gerald Foos, que por muitos anos vigiava seus hóspedes e em como o caso veio a público. O destaque é o processo de apuração realizado por Talese, que demorou 25 anos até publicar o texto – e ainda enfrentou contradições devido a algumas informações descobertas incoerentes tempos depois.

Lançamento: 2017
Duração: 1h35

3- ALIADOS

Aliados é um documentário brasileiro que foi ao ar na GloboNews no final de 2019. Ele concorre ao Emmy Internacional de Jornalismo 2020, na categoria Atualidades.

jornalismo
Aliados. | Foto: Reprodução.

Nessa produção, o correspondente de guerra Gabriel Chaim acompanha parte da guerra na Síria e a atuação das Forças Democráticas Sírias nos meses finais de combate contra o Estado Islâmico. Além disso, evidencia os efeitos dessa conjuntura na população, especialmente mulheres e crianças.

Lançamento: 2019
Duração: 50m

4- NOBODY SPEAK

Nobody Speak: Trials of the Free Press documenta o caso do lutador Hulk Hogan, que teve um vídeo íntimo publicado pelo site Gawker (Gawker Media). Ele acompanha o processo judicial de Hogan contra a empresa e discute um embate entre invasão de privacidade e liberdade de imprensa, além da influência e financiamento de milionários no processo e a ameaça que isso exerce na mídia.

Lançamento: 2017
Duração: 1h35

5- PRIVACIDADE HACKEADA 

Mesmo não sendo exclusivamente sobre jornalismo, Privacidade Hackeada é um documentário que trata de questões muito discutidas atualmente em relação à segurança de dados e manipulação de informações dos usuários nas redes sem seu conhecimento.

documentários que todo estudante de jornalismo deveria assistir
Privacidade Hackeada. | Foto: Reprodução.

Disponível na Netflix, ele aborda um escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica, que coletou dados de milhões de usuários da rede social sem que fosse permitido, além do possível impacto disso nas eleições estadunidenses de 2016.

Considerando a presença cada vez maior do jornalismo no universo digital, é um documentário relevante para o ramo, que retrata a atuação do jornalismo investigativo no caso e reflete sobre as diversas facetas que englobam um uso cauteloso das mídias sociais.

Lançamento:2019
Duração: 1h54

Deu em Fala, Universidade!

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista